Geral

Anúncio de vaga de emprego veta 'negras e gordas' e gera polêmica

Uma treinadora de cuidadores, que costuma compartilhar dicas de vagas de emprego para pessoas que trabalham na área, foi quem enviou a mensagem

Foto: Reprodução/Record TV Minas

Um anúncio de vaga de emprego que restringia a candidatura de pessoas "negras e gordas" foi alvo de denúncia por parte de uma cuidadora de idosos de 41 anos.

A oferta foi recebida por meio de uma linha de transmissão de mensagens no aplicativo de mensagens WhatsApp. O texto indicava que eram procuradas 10 cuidadoras para trabalharem como plantonistas, recebendo R$ 100 por dia, incluindo o vale-transporte. "Únicas exigências: não podem ser negras, gordas e precisam de pelo menos 3 meses de experiência", disse a mensagem.

Elisângela Carlos Lopes, que mora em Ribeirão das Neves, uma das cidades com maior índice de pobreza da região metropolitana de Belo Horizonte, afirma que apesar de estar empregada e não precisar da vaga, se sentiu ofendida com a publicação. "Eu li mais uma vez para ver se não era fake news, mas não era", afirmou.

Uma treinadora de cuidadores, que costumar compartilhar dicas de vagas de emprego para pessoas que trabalham na área, foi quem enviou a mensagem. Em contato com a Record TV Minas, a mulher disse que apenas transmitiu a mensagem enviada pela franquia da empresa Home Angels, em Belo Horizonte.

Segundo Elisângela, a treinadora esclareceu que apenas repassou a mensagem a pedido de terceiros e se desculpou pelo ocorrido. A cuidadora diz ainda que foi ofertada a ela uma consulta com psicóloga após a confusão, mas ela recusou. "Ao ler este anúncio, eu deduzi que eu, que sou negra, semianalfabeta, moradora de Ribeirão das Neves e com 41 anos, vou ficar fora do mercado de trabalho se precisasse da vaga", ressaltou.

A franquia Home Angels foi procurada pela reportagem e informou que tomou conhecimento do caso e que repudia o ocorrido. Segundo a empresa, o recrutamento teria sido feito por uma franquia da marca, que tem administração independente. Em nota, a companhia informou, ainda, que está realizando ações para que sejam aplicadas as medidas cabíveis ao funcionário responsável pela publicação.

A reportagem tenta contato com a responsável pela franquia da marca em Belo Horizonte. O R7 procurou a Polícia Civil para saber se houve instauração de inquérito sobre o caso, mas ainda não teve retorno.

Veja a íntegra da nota da Home Angels:

“Tomamos conhecimento de que um colaborador de uma unidade franqueada HOME ANGELS teria realizado atos discriminatórios em face de negros e obesos em processo seletivo para a contratação de cuidadores plantonistas. O referido ato teria sido realizado através de envio de solicitação de interessados por meio da ferramenta whatsapp, e que teria sido endereçado a uma única pessoa.

Repudiamos veementemente o fato ocorrido. Somos uma empresa com valores sociais e humanos e que tem entre os seus valores o respeito ao próximo e a igualdade de tratamento, independente de sexo, cor, credo, etc.

A Home Angels é uma empresa franqueadora que atua através do sistema de franquias, sendo que a administração das unidades franqueadas ocorre de forma independente e as pessoas jurídicas não se confundem, havendo um instrumento contratual que regula os direitos e obrigações entre as partes.

Tomamos providências imediatas para a apuração dos fatos mencionados com a unidade franqueada, a qual o colaborador está vinculado, com o intuito de que após apurado e ouvidos os envolvidos, sejam aplicadas as medidas cabíveis em relação às obrigações do contrato de franquia.”

Com informações do Portal R7.

Pontos moeda