CHUVA NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Bombeiros alertam sobre possibilidade de rompimento de barragem em Marechal Floriano

Segundo o Corpo de Bombeiros, há um problema de entupimento nessa barragem, causado por galhos de árvores e terra, o que impede a água de escoar

Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros emitiu um alerta para moradores de Marechal Floriano, na região serrana do Estado, sobre a possibilidade iminente do rompimento de uma barragem no município, localizada na Quinta dos Lagos. Os bombeiros orientam que moradores de Batatal deixem suas residências, para evitar danos maiores caso a represa se rompa.

Segundo o Corpo de Bombeiros, há um problema de entupimento nessa barragem, causado por galhos de árvores e terra, o que impede a água de escoar antes do limite de transbordo. Como a água já está muito próxima do limite da represa e há previsão de um volume de chuva de cerca de 110 milímetros no município, entre esta quinta e sexta-feira, a possibilidade de rompimento dessa barragem é grande, segundo os bombeiros. Caso isso aconteça, a água atingirá o centro do município.

Equipes da Defesa Civil tentaram ir a Marechal Floriano, para ver a situação de perto, mas as condições das estradas e o mau tempo inviabilizaram o acesso, tanto por terra quanto pelo ar. Uma nova operação está marcada para esta sexta-feira, às 8 horas.

"Há essa possibilidade de rompimento. Isso foi constatado durante o dia por técnicos municipais e estaduais que estão naquela área. Nós tentamos ir até o local para fazer uma avaliação mais precisa de uma equipe técnica, até para poder ver como fazer para diminuir o nível dessa barragem, mas isso não foi possível por conta dos acessos. Os acessos terrestres estão interditados. A gente tem três pontos de interdição total na BR 262 para chegar a Marechal Floriano. E também não conseguimos decolar de helicóptero, porque a condição atmosférica não permitiu. Com isso, a gente emitiu alertas para a população. Já está sendo feito esse trabalho no município e a Defesa Civil nacional também emitiu um alerta para a população de Marechal Floriano", disse o major Pimenta, do Corpo de Bombeiros.

Segundo o major, houve o rompimento de uma pequena barragem no município, mas que não causou maiores estragos devido ao pequeno volume de água. "Essa de volume maior pode causar um dano maior, principalmente à noite. A gente tem o problema da escuridão, que já atrapalha o acesso e deslocamento e até mesmo a falta de controle, de não ter como ver o que está acontecendo. Então por isso a gente emitiu esses alertas. A gente está fazendo de tudo para amanhã já conseguir ter uma nova situação, um novo posicionamento em relação a essa barragem, para a gente poder contornar esse problema", frisou.

Pontos moeda