Geral

Cantora capixaba que desapareceu em MG ainda não sabe quando voltará aos palcos

Uma semana depois de ser encontrada na cidade mineira de Matipó, Renata Ribeiro diz que ainda tem receio de lidar com o público e, para superar isso, tem passado por acompanhamento psicológico

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram

Uma semana depois de viajar para fazer uma apresentação no interior de Minas Gerais e ser encontrada desorientada em outro município mineiro, a cantora capixaba Renata Ribeiro Cardoso, de 30 anos, diz se sentir bem melhor, mas ainda não sabe ao certo quando retomará a agenda de shows.

Segundo Renata, ainda há um receio, por parte dela, de lidar com o público. Para superar esse bloqueio, ela tem passado por um acompanhamento psicológico desde que voltou para o Espírito Santo, na segunda-feira da semana passada, dia 11.

"Estou me sentindo bem melhor, mais aliviada. Agora consigo contar para as pessoas tudo o que aconteceu. Inclusive, fiz um vídeo anteontem (sábado) contando como foi a história. Mas ainda não consegui retomar minha carreira e não estou marcando shows, até porque ainda não sei como vou lidar com o público", contou.

Um possível retorno de Renata aos palcos poderá acontecer no dia 5 do mês que vem. Para esse dia, já estava agendado um show na cidade de Resplendor, em Minas Gerais, que, pelo menos por enquanto, está mantido.

"Vou fazer o possível para conseguir fazer esse show no dia 5. Acredito que, até lá, já estarei melhor. Mas preciso ter a mesma confiança de antes para subir no palco. Quem me conhece sabe que sou uma pessoa que passa muita alegria nos shows e, para isso, preciso estar forte para lidar com o público".

Viagem

Sobre o que aconteceu no último dia 9, quando a cantora embarcou em um ônibus em Viana, com destino à cidade de Manhuaçu (MG), Renata acredita que não houve má fé por parte da mulher que lhe ofereceu uma medicação que fez com que ela ficasse dopada durante a viagem.

"Era uma pessoa que já estava no ônibus quando embarquei e me sentei ao lado dela. Conversamos normalmente, ela perguntou para onde eu iria, eu falei e ela perguntou se eu gostaria de tomar um remédio para dormir, já que a viagem seria longa. Eu acho que o problema foi que meu organismo não reagiu bem à medicação e eu fiquei daquele jeito", afirmou.

Renata disse ainda que, mesmo sob efeito da medicação, se lembra de ter sido ajudada por algumas pessoas durante as mudanças de itinerário. "Lembro do rapaz da empresa de ônibus me acordando quando chegamos em Manhuaçu. Em seguida, comprei a passagem para Realeza, onde aconteceu toda a confusão. Não sei se entrei no ônibus errado ou se comprei a passagem errada. Mas lembro de terem me ajudado a entrar no ônibus e depois, quando cheguei em Matipó, uma pessoa me acordou. Nessa hora, eu não sabia se estava na cidade onde eu faria o show. Eu sei que estava muito cansada e fui para um hotel perto da rodoviária".

A cantora lembra que, no domingo (10), não conseguiu sequer sair do quarto do hotel. "Eu cheguei no hotel no início da noite de sábado e dormi direto até domingo. E, durante o dia, não conseguia levantar da cama nem para carregar meu celular. Só na segunda-feira, consegui sair do quarto. Um rapaz que trabalha no hotel percebeu que eu havia passado o dia anterior todo no quarto e me ofereceu comida. Nessa hora, o efeito da medicação já havia passado, mas eu estava muito debilitada pelo fato de não ter me alimentado".

Leia também:

- 'Acabou o tormento', desabafa irmão de cantora capixaba após reencontro

- Familiares de cantora capixaba que desapareceu a caminho de show buscam informações em MG

Ao retornar para a rodoviária de Matipó, na manhã de segunda-feira (11), para comprar uma passagem de volta para Marechal Floriano, na região serrana do Espírito Santo, onde mora com o marido e os dois filhos, Renata foi reconhecida por um funcionário, que acionou a polícia e uma ambulância. A cantora foi encaminhada para um hospital do município, onde recebeu soro na veia e se alimentou.

No mesmo dia, ela retornou para o Espírito Santo, mas para a casa dos pais, em Domingos Martins, também na região serrana capixaba. Renata conta que ficou emocionada ao reencontrar os filhos. "Lembro de quando estava no hotel, em alguns momentos cheguei a pensar que aquilo não iria acabar nunca, que talvez não conseguisse rever minha família. Foi muito maravilhoso o reencontro".

Renata conta que, após passar três dias na casa dos pais, voltou para sua residência, em Marechal Floriano, até mesmo para se recuperar com mais tranquilidade. "Muitas pessoas foram me ver na casa dos meus pais, mas eu não estava conseguindo lidar com todas elas. A própria psicóloga me falou que é normal, no início, não querer ver as pessoas, então recomendou que eu voltasse para casa, onde eu teria mais tranquilidade", disse a cantora, que afirmou ter ficado espantada com a reação do público após seu retorno.

"Do momento em que minha família se deu conta do meu desaparecimento até quando fui localizada, foram poucas horas. Mas o poder da internet é tão grande que gerou uma comoção enorme nas pessoas. Mas fui muito bem recebida, recebi diversas mensagens de apoio. Também tiveram mensagens de pessoas achando que eu tinha armado isso tudo para promover minha carreira. Lamento que alguns tenham pensado isso, não queria que isso acontecesse. Mas agora estou conseguindo lidar melhor com tudo isso", completou.

Pontos moeda