CHUVA NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Chuva no ES: em 14 horas, chove o dobro do esperado para todo o dia em Vitória

Segundo a Defesa Civil, entre as 23 horas de terça-feira e às 13 horas desta quarta foi registrado um acúmulo de chuva de 160 milímetros na capital capixaba

Foto: Divulgação/PMV

Em 14 horas, choveu o dobro do esperado em Vitória para toda a quarta-feira (13). Segundo informações da Defesa Civil, entre as 23 horas de terça-feira e às 13 horas desta quarta foi registrado um acúmulo de chuva de 160 milímetros na capital capixaba.

De acordo com a Prefeitura de Vitória, o pico dessa chuva ocorreu às 6 horas, o que acarretou em acúmulo de água em algumas ruas, causando transtornos no trânsito.

Além dos alagamentos em algumas das principais vias da capital, a chuva provocou uma série de ocorrências, entre deslizamentos e desabamentos. Segundo a Defesa Civil estadual, 16 pessoas no município estão desalojadas.

Segundo a prefeitura, no bairro Consolação (na divisa com o bairro São Benedito), o solo encharcado gerou um deslizamento de terra que ocasionou o desabamento de um muro. Com isso, três imóveis na escadaria Irineu Barcellos Machado precisaram ser interditados pelo órgão. Para evitar infiltrações, técnicos da Defesa Civil colocaram lona sobre a terra que deslizou.

Ocorrências também foram registradas nos bairros São Benedito (risco de deslizamento de terra), Jardim da Penha (infiltração em três imóveis), Gurigica (queda de árvore sobre residência) e Piedade (desabamento parcial de residência).

Na tarde desta quarta, a Defesa Civil de Vitória atendeu mais ocorrências nos bairros Cruzamento (risco de deslizamento e risco de afundamento em residência), Tabuazeiro (infiltração em imóvel alagado e risco de deslizamento), Maruípe (risco de deslizamento), Santa Tereza (rolamento de bloco e risco de rolamento), Piedade (risco de desabamento) e Mário Cypreste (infiltração em imóvel alagado).

Por causa da chuva, todas as unidades de ensino, segundo a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme), foram orientadas a avaliar as condições de funcionamento. Apenas a Emef Orlandina D'Almeida Lucas, em São Cristóvão, suspendeu o atendimento. Segundo a secretaria, o dia letivo será reposto dentro do calendário escolar de cada unidade.

A Seme informou ainda que as aulas estão mantidas para esta quinta-feira. As unidades de ensino foram orientadas a avaliar as condições de funcionamento. Aquela que não puder manter o atendimento fará a reposição do dia letivo dentro do calendário escolar da unidade, sem qualquer prejuízo aos estudantes.

Com relação às unidades de saúde e os Pronto-Atendimentos (PAs) de São Pedro e Praia do Suá, a prefeitura informou que eles abriram normalmente nesta quarta, acolhendo todos os pacientes que buscaram atendimento. A previsão é de funcionamento normal nesta quinta-feira.

Vila Velha

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

Em Vila Velha, foram registrados pontos de alagamento em pelo menos dez bairros do município, principalmente na região da Grande Cobilândia. Segundo a prefeitura, o acumulado de chuva registrado até o final da tarde desta quarta-feira (13) chegou a 106 milímetros, a metade de todo o volume esperado para o mês inteiro de novembro.

No município, 19 pessoas estão desalojadas, sendo 12 adultos e sete adolescentes, que foram abrigados na casa de parentes. Parte das famílias são de bairros da Grande Cobilândia e quatro deles de Pedra dos Búzios. A Defesa Civil registrou oito ocorrências ao longo do dia, a metade com pedidos de remoções e a outra parte com solicitações para vistorias em locais com risco estrutural.

Segundo a prefeitura, após o desmoronamento de parte de um galpão, em Jardim Marilândia, a Defesa Civil notificou o proprietário para evacuar o local e que seja contratado um técnico especializado para acompanhar a demolição da edificação. Também quatro pessoas de uma mesma família, moradores de uma residência, em Pedra dos Búzios, foram orientadas a se alojarem na casa de parentes em virtude do risco iminente do desmoronamento de um barranco no fundo da casa.

Ainda de acordo com a PMVV, as equipes da Defesa Civil continuam monitorando o nível dos canais e as áreas de risco do município. Qualquer emergência a população pode acionar o telefone 162 da Ouvidoria Municipal.

Por causa da chuva, 25 escolas de ensino fundamental e mais sete creches de Vila Velha tiveram as aulas suspensas nesta quarta-feira. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), as atividades letivas nessas unidades de ensino serão retomadas em momento oportuno.

E por conta dos alagamentos na região da Grande Cobilândia, a unidade de saúde de Jardim Marilândia e o PA de Cobilândia foram fechados durante a quarta-feira.

Serra

Foto: Leitor / WhatsApp

No município de Serra, foram registrados pontos de alagamento em algumas ruas e na rodovia BR-101, deixando o trânsito bastante complicado durante o dia. A Defesa Civil do município informou que está monitorando toda a cidade e que não há desabrigados ou desalojados na cidade.

Segundo a Prefeitura da Serra, a Defesa Civil atendeu duas ocorrências de quedas de árvore (Vista da Serra e Vila Nova de Colares) e duas ocorrências de quedas de muro (Vista da Serra e Belvedere). Não houve feridos.

Ainda de acordo com a prefeitura, as aulas estão mantidas na rede municipal de ensino da Serra, bem como o atendimento nas unidades de saúde nesta quinta-feira (14).

Cariacica

Foto: Marlon Max / Folha Vitória

Em Cariacica, foi registrado deslizamento no bairro Santa Luzia. Além disso, segundo a prefeitura, a unidade de saúde de Nova Canaã suspendeu os atendimentos. O motivo são as obras no telhado, que com as chuvas impossibilitaram os serviços. 

Já no período da tarde, a Unidade de Saúde de Nova Brasília também teve que suspender os atendimentos devido às chuvas.

Viana

Foto: Whatsapp / Folha Vitória

E em Viana, segundo a Defesa Civil do município, choveu cerca 121 milímetros nas últimas 24 horas, volume acima dos 45 milímetros previstos pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) para esta quarta-feira. Contudo, segundo a Defesa Civil, não há registros de desabrigados e desalojados no município. 

Vários pontos alagamento foram registrados no município, sendo um de maior intensidade na BR 262, na entrada do bairro Marcílio de Noronha. Também houve alagamentos nos bairros Vila Betânia, Industrial e Canaã, e um deslizamento no bairro Ribeira.

Os serviços de educação e saúde do município, no entanto, não foram afetados. Segundo a Prefeitura de Viana, as aulas nas escolas da rede municipal de ensino ocorreram normalmente e os atendimentos nas unidade de saúde não foram prejudicados pela chuva. As aulas nas escolas da rede municipal de ensino e os atendimentos em saúde estão mantidas para quinta-feira, de acordo com a prefeitura.

Pontos moeda