Geral

Confira como estão os municípios da região serrana após as fortes chuvas

Domingos Martins e Marechal Floriano estiveram na lista de cidades mais atingidas pela chuva na última semana

Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Domingos Martins
Prefeito de Domingos Martins em reunião com equipes que estão atuando após os estragos causados pela chuva no município. 

Ao longo da última semana, diversos municípios do Espírito Santo estiveram sob estado de alerta devido às pancadas de chuva forte que avançaram com a frente fria. Domingos Martins e Marechal Floriano ficaram na lista de cidades atingidas, com registro de estradas com tráfego interrompido e árvores e barreiras caídas.

Nesta segunda-feira, 18, o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger, se reuniu com o secretariado municipal para alinhar as medidas necessárias para continuar as ações no município após os estragos.

O trabalho está sendo realizado em conjunto com equipes da Defesa Civil e das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Interior e Transporte e de Desenvolvimento Rural, que vêm atendendo a ocorrências de deslizamento de terra, obstrução de estradas e apoio às famílias atingidas.

A Defesa Civil de Domingos Martins registrou mais de 20 residências interditadas, 3 parcialmente interditadas e 1 residência destruída por queda de barreira. Com os estragos, mais de 50 pessoas estão desalojadas e 2 pessoas estão desabrigadas. Não há registro de pessoas feridas ou mortas.

Em caso de novas ocorrências, a população de Domingos Martins deve acionar a Defesa Civil municipal pelo telefone (27) 99903-1417.

Foto: Divulgação

Barragem correu risco de romper em Marechal Floriano

Perto de Domingos Martins, os moradores no município de Marechal Floriano foram orientados, na última quinta-feira, 14, a saírem de suas casas devido ao risco de as mesmas serem invadidas pela barragem de Marechal caso ela se rompesse.

A Prefeitura da cidade se reuniu com a Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES, representantes da Câmara Municipal, líderes comunitários e outras autoridades locais para encontrar soluções para que a barragem não rompesse. Após o encontro entre líderes, o município decretou estado de emergência na última sexta-feira, 15.

Com a ajuda da comunidade, 18 tubos de irrigação estavam à disposição da Prefeitura para realizar o serviço de redução do nível da represa. A ação só foi realizada com o apoio rápido da Cesan, que esteve no local na última sexta-feira com uma bomba mais potente e uma tubulação maior.

“A situação está sob controle. Tivemos êxito nas manobras feitas até o momento, o nível da represa permanece baixo. Estamos monitorando 24 horas por dia e permanecemos em estado de observação”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Fabio Stein.

Pontos moeda