CHUVA NO ESPÍRITO SANTO

Geral

'Praça do Povo' abre espaço para a solidariedade e pede doações para vítimas das chuvas no ES!

Um dos pontos de entrega é o Shopping Vitória, na capital. Há locais de arrecadação também em Cariacica, Viana e Santa Leopoldina

Foto: Reprodução TV Vitória

Há mais de 10 dias, fortes chuvas atingem o Espírito Santo e causaram prejuízo para muitas pessoas. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, na manhã desta sexta-feira (22), mais de 770 pessoas estão fora de casa em diversos municípios capixabas.

Como uma grande rede de solidariedade, a Praça do Povo abriu o espaço para colaborar com as pessoas que foram vítimas das enchentes, deslizamentos de terra ou risco de algo mais grave. Muitos capixabas perderam tudo o que tinham.

Raquel, por exemplo, moradora do bairro Rio Marinho, em Cariacica, foi uma das vítimas da chuva. Ela perdeu tudo e recebeu a repórter Talita Carvalho e a equipe da 'Praça' para mostrar a situação. E relatou que a maior necessidade do momento é a arrecadação de material de construção.

No bairro, vários moradores perderam móveis, roupas e todo o alimento que tinha em casa. Para colaborar com as doações, a Associação de Moradores do bairro abriu as portas para receber os donativos. A proposta é arrecadar materiais de construção para levantar a casa das pessoas para evitar novos alagamentos.

>>> Veja a cobertura completa da Chuva no Espírito Santo

Historicamente, a solidariedade é marca registrada do povo capixaba. Por isso, também foi lançada a campanha Rede Vitória Solidária. Um dos pontos de arrecadação é o Shopping Vitória, que montou um ponto de entrega de materiais para desabrigados e desalojados no Espírito Santo.

Estão sendo recebidas doações de alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, roupas de cama e peças de vestuário. Elas podem ser entregues até o dia 27 de novembro, dentro do horário de funcionamento do Shopping Vitória, em uma área do subsolo abaixo do Cinemark. O local é de fácil acesso e o estacionamento, gratuito por uma hora para quem for doar.

Até a próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Rede Farmes também estará arrecadando, em todas as suas unidades, doações de roupas, agasalhos, calçados, alimentos não perecíveis e água. Todo material que for arrecadado será entregue às vítimas das fortes chuvas. 

Também há um ponto de coleta de água potável em Vitória, na sede do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá.

Viana

A Prefeitura de Viana criou um ponto de coleta de doações para os atingidos no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro Marcílio de Noronha. Os pedidos são principalmente de alimentos, água potável e colchões.

Cariacica

Outro município da Grande Vitória que sofre com a chuva. As doações em Cariacica são recebidas no banco de alimentos da prefeitura, no bairro Rosa da Penha. A assistente social diz que já há colchões, alimentos, roupas e calçados suficientes. As prioridades agora são material de limpeza, de higiene pessoal e água potável. Além disso, também é possível doar algo maior, como um eletrodoméstico ou até mesmo móveis.

Santa Leopoldina

Na região serrana, em Santa Leopoldina, as doações são entregues na sede da Secretaria de Ação Social. Além de roupas e calçados infantis e adultos, estão faltando roupas de cama e banho, alimentos, e material de higiene pessoal. 

Pontos moeda