Geral

Praia entre Linhares e São Mateus apresenta o maior número de fragmentos de óleo no ES, diz Marinha

Para a Marinha, existe a expectativa de que as correntes marítimas levem os fragmentos para longe do litoral capixaba

Foto: Fernanda Batista / TV Vitória
Militares da Marinha trabalham na limpeza dos fragmentos na Praia de Guriri, em São Mateus

A Marinha do Brasil segue acompanhando a chegada dos fragmentos de óleo no litoral do Espírito Santo. No total, o material foi encontrado em sete pontos do litoral norte, sendo localizado nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares. O ponto com maior concentração de fragmentos, segundo a Marinha, é a Praia de Urussuquara, entre Linhares e São Mateus.

Segundo o comandante, 153 militares da Marinha fazem o trabalho de monitoramento e limpeza em 170 quilômetros de litoral, na faixa que vai de Conceição da Barra até o município de Aracruz. No último município, entretanto, não há registro de fragmentos do óleo.

O comandante da Marinha informou que, segundo denuncia de populares, fragmentos chegaram a um rio na região de Barra Nova, em São Mateus. A limpeza dos fragmentos no rio já foi realizada. A reportagem fez contato com a Secretaria de Meio Ambiente do município, para saber sobre a situação da água do rio. Até a publicação da matéria, a secretaria não respondeu aos questionamentos.

Para a Marinha, existe a expectativa de que as correntes marítimas levem os fragmentos de óleo para longe do litoral capixaba, a partir do município de Linhares.

Pontos moeda