Geral

Vídeos de estudantes destacam a importância do meio ambiente em Cachoeiro

As produções foram realizadas no segundo semestre de 2019, a partir de uma parceria dentre a BRK Ambiental e a Secretaria Municipal de Educação

Foto: Divulgação

A produção de vídeos com temas ambientais levou o aprendizado de estudantes de escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim para além das salas de aula. O projeto foi resultado de uma parceria entre a BRK Ambiental e a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Cuidar Mais, que desenvolveu palestras, pesquisas de campo e oficina de edição de imagens para os estudantes, no segundo semestre de 2019.

O resultado dos trabalhos foi apresentado durante o Cine BRK Sustentável. Nas produções, os estudantes apresentaram as suas visões sobre o meio ambiente, abordando temas como a preservação dos recursos naturais, a necessidade de redução de hábitos de consumo excessivos, a importância do saneamento ambiental e do descarte correto de resíduos, entre outros.

“Os alunos foram instruídos a escolher um tema para esta produção de vídeo e tiveram a orientação da produtora e da BRK Ambiental. O projeto teve muito envolvimento e eles puderam valorizar todas as etapas que seguiram. Não foi um trabalho fácil, mas foi muito prazeroso”, destaca a professora Sirlene de Jesus Gomes, da escola Professora Gércia Ferreira Guimarães.

Orientações

Durante o programa, a BRK Ambiental e um biólogo da Secretaria Municipal de Educação (Seme) estiveram nas escolas dando orientações sobre a relação do saneamento básico com a saúde, o meio ambiente e a sustentabilidade. Os assuntos também foram abordados pelos professores em sala de aula, com os alunos divididos em grupos, estimulando a produção de vídeos sobre os temas propostos.

Cada escola escolheu um vídeo para representá-la e os autores da produção participaram de uma oficina de edição de imagens, que orientou sobre a construção de roteiros e pesquisa, direção, captação e edição de imagens e outros temas relacionados à produção audiovisual.

Para a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, o trabalho estimulou não só a consciência ambiental, mas a convivência ambiental, envolvendo também os familiares e aumentando o senso de pertencimento dos participantes à região onde vivem. “Buscamos levar consciência social e ambiental a todas as regiões em que atuamos e assim contribuir com a cultura do saneamento nessas localidades”, finaliza.

Pontos moeda