Geral

Enem 2021: Saiba como usar sua nota no exame para estudar no exterior

Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Irlanda e França, são alguns dos países que aceitam admissões usando a nota do Enem

Foto: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil

Nos dois últimos finais de semana, mais de 40 mil capixabas testaram seus conhecimentos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, uma nova fase começa, a espera pelos resultados. O que poucos sabem, é que há a possibilidade de usar sua nota para estudar no exterior. 

Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Irlanda e França, são alguns dos países que aceitam a nota do Enem para o ingresso em algumas de suas universidades. Algumas das instituições estão listadas entre as melhores do mundo.

Portugal

É o lugar mais fácil para estudar usando a pontuação do Enem. Ao todo, 51 instituições aceitam as notas do exame como forma de ingresso. Veja a lista completa.

A possibilidade de estudar no país faz parte de um acordo luso-brasileiro e permite que o Enem sirva, única e exclusivamente, como forma de admissão em substituição ao processo seletivo tradicional. Cada universidade define as regras e os pesos para uso das notas.

Mas, fique atento, os convênios do Ministério da Educação (MEC) com as instituições portuguesas não envolvem transferência de recursos e não oferecem financiamento estudantil pelo governo brasileiro.

Estados Unidos

Recentemente, a Universidade de Nova Iorque (NYU), se juntou à lista de universidades do exterior, que aceitam o exame como forma de admissão em seus mais de 230 cursos.

A instituição, que já é conhecida mundialmente por seus programas de intercâmbio e por receber alunos de outros países, definiu o Enem como uma forma de substituição dos testes padronizados do país, já que as escolas brasileiras não preparam os alunos para estes testes.

Os capixabas que queiram usar o exame para se candidatar à instituição estadunidense podem enviar a própria nota. No entanto, os responsáveis pela escola onde cursaram o ensino médio devem confirmar o resultado para que a pontuação seja oficializada pela NYU.

Reino Unido

Embora o Certificado de Ensino Médio e a nota do Enem sejam considerados abaixo do padrão britânico para admissão direta em suas universidades, o Reino Unido permite que estes itens sejam utilizados para ingresso nos programas do "Foundation Year", que é uma espécie de treinamento com duração de um ano.

Esse treinamento serve para preparar o estrangeiro para o sistema de ensino superior do país. Além de aperfeiçoar o inglês, o estudante tem acesso à aulas de redação, metodologia de pesquisa, estudo dirigido, entre outras habilidades.

Depois de concluído esse programa, cada universidade possui um processo de admissão próprio. Algumas delas podem exigir a realização do vestibular local. Além disso, nas instituições britânicas, o Enem é somado a outros fatores, como fluência em inglês, histórico escolar do candidato no ensino médio e atividades extracurriculares.

Canadá

A Universidade de Toronto, maior do país, aceita o certificado de conclusão do Ensino Médio e o resultado do Enem como forma de admissão em diversos cursos.

Mas, é necessário ter um certificado de proficiência no inglês. A Universidade é referência em diferentes áreas do conhecimento, pesquisa e experimentos com células-tronco.

Irlanda

Candidatos, que já fizeram um ano de graduação em alguma universidade reconhecida do seu país, podem utilizar a nota do Enem na University College Cork.

É preciso ter obtido média mínima de 7 neste primeiro ano de graduação, podendo chegar a 9 dependendo do curso escolhido. A proficiência em inglês também pode ser exigida.

França

O país, assim como a Irlanda, exige que o candidato a uma vaga em uma de suas universidades, tenha sido previamente admitido por uma universidade brasileira, reconhecida pelo MEC e na mesma área de estudo.

Como no Brasil, grande parte das instituições exigem o Enem como forma de admissão, é desta forma que o estudante pode utilizar sua nota no exame.

Se você for aprovado no Brasil, com a sua pontuação é possível conseguir uma vaga lá também. Um bom histórico no Ensino Médio e proficiência na língua francesa também são exigidos. 

Pontos moeda