Geral

Enem tem questões sobre desastre em Mariana, Copa do Brasil e carros elétricos

Apesar de trazer temas relacionados ao meio ambiente, não houve questões explícitas sobre o aquecimento global ou sobre a Floresta Amazônica

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Os estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (28) encontraram questões sobre o desastre em Mariana, ocorrido em 2015, vários itens sobre energia e uso de combustíveis, além de uma questão de análise combinatória com uma tabela da Copa do Brasil. Os candidatos fizeram as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Segundo Gabryel Real, gerente de Processos Avaliativos do SAS Plataforma de Educação, a prova deste domingo não trouxe surpresas nem questões polêmicas. 

"Foi uma prova com a cara do Enem, com situações-problema, que exigia habilidade de leitura de gráfico e com contextualizações relacionadas à vida do aluno", contou.

LEIA TAMBÉM: Estudante do ES descobre que prova em Libras do Enem teve questões diferentes das demais

Entre as questões que chamaram a atenção, estava uma na prova de Ciências da Natureza que abordava o desastre de Mariana, em Minas Gerais, em 2015, quando houve o rompimento de uma barragem da Samarco. 

"Falava sobre o impacto do desastre em Abrolhos, que fica bem distante e pedia para escolher algumas das espécies locais que foram afetadas pelos dejetos", disse.

Houve ainda várias questões sobre energia e combustíveis. Uma delas, abordou o tema dos carros elétricos, destacando o entrave do tempo de recarga desses veículos. Apesar de a prova trazer à tona o tema de energia e combustíveis, não houve, segundo Real, menção explícita ao aquecimento global. Também não havia questões sobre a Floresta Amazônica.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO I Candidato chega ao local de prova no último minuto e quase deixa chinelo para trás

Em Matemática, os estudantes se depararam com uma questão de análise combinatória que usava uma tabela da Copa do Brasil, de 2015. Também encontraram itens de Geometria, como é esperado no Enem. 

"Vinte e uma questões envolviam leituras de gráficos e tabelas. É uma habilidade já esperada para a prova de Matemática e foi bem recorrente."

Pontos moeda