Geral

PA e Unidade de Saúde em Cariacica são fechados por risco de incêndio em fiação elétrica

As atividades, segundo a prefeitura, foram suspensas na última sexta-feira e ainda não foram retomadas. Fios foram produzidos por empresa interditada pela Polícia Civil durante a Operação Elétron, em agosto deste ano

Foto: Prefeitura de Cariacica / Claudio Postay

Desde a última sexta-feira (12), os moradores de Flexal II, em Cariacica, não podem contar com os serviços do Pronto Atendimento e da Unidade Básica de Saúde do bairro. As atividades, segundo a prefeitura, foram suspensas às 19 horas e ainda não foram retomadas. 

O motivo, segundo a prefeitura, seria uma paralisação para adequações nas instalações elétricas, "em cumprimento à determinação de interdição feita pela Polícia Civil no âmbito das investigações da Operação Elétron". 

Durante a operação, deflagrada em agosto, a polícia interditou a empresa responsável pela fabricação dos fios, sediada na Serra, e prendeu o proprietário dela. Ainda de acordo com as investigações, a fiação irregular foi analisada e apresentou problemas que podem causar acidentes graves, inclusive incêndios

Segundo a Polícia Civil, o material irregular foi usado em quase 20 unidades de saúde e até em creches da Grande Vitória. Em Cariacica, os fios foram utilizados em 16 unidades de saúde e na UPA, além da iluminação pública implantada em pelo menos 20 bairros.

Como ficam os atendimentos de urgência e emergência?

Com a paralisação, os atendimentos de urgência e emergência serão remanejados para outros Pronto Atendimentos de Cariacica. Veja a lista:

- PA do Trevo de Alto Lage

- PA de Bela Vista

- PA de Nova Rosa da Penha I

E quem precisa da Unidade Básica de Saúde? 

Já os atendimentos da Unidade Básica de Saúde serão remanejados, a partir da próxima quarta-feira (17), para uma estrutura que está sendo montada na igreja presbiteriana do bairro. 

Ainda de acordo com um comunicado divulgado pela prefeitura, consultas ou exames agendados para terça-feira (16) serão remarcados para os próximos dias.

Veja também: Fios elétricos irregulares foram usados em postos de saúde e até em creches na Grande Vitória

Entenda por que o PA e a Unidade de Saúde de Flexal II foram fechados

Foto: Fernanda Batista / TV Vitória

O fechamento, segundo a Prefeitura de Cariacica, foi solicitado pela Polícia Civil. A delegacia de defesa do consumidor alertou, em um comunicado fixado na porta do PA, para o risco de incêndio causado por cabos elétricos irregulares, usados na construção do imóvel.

De acordo com a Polícia Civil, os cabos instalados pela empreiteira responsável pela obra foram fabricados por uma empresa da Serra. Acontece que esta empresa vem sendo investigada na Operação Elétron, por causa de problemas em seus produtos.

Em agosto deste ano, o dono da fábrica foi preso forma preventiva e recebeu diversas multas com valores que passam de 1 milhão de reais. Na semana seguinte à prisão, a polícia civil recolheu mais de 40 mil metros de cabos em lojas espalhadas pela Grande Vitória.

Leia mais: Operação em 10 empresas apreende fios elétricos irregulares usados até por prefeitura

Pontos moeda