Geral

BCE irá avaliar programa de ajuda à Grécia apenas depois da eleição

Redação Folha Vitória

Atenas - O Banco Central Europeu (BCE) decidiu avaliar o programa de ajuda financeira à Grécia apenas depois das eleições parlamentares de 25 de janeiro, afirmou um porta-voz da entidade. Segundo ele, o BCE não irá interferir no processo eleitoral grego e irá discutir o programa com o próximo governo, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

"O povo grego deve decidir sobre a composição do novo parlamento e do governo. Nós não iremos interferir ou comentar sobre este processo", afirmou o porta-voz.

Questionada sobre um possível problema de liquidez durante o período eleitoral, uma fonte de dentro do BCE afirmou que o banco continuará a prover liquidez à Grécia enquanto durar o programa de financiamento, que termina em fevereiro de 2015. Até lá, o país deve passar por uma nova avaliação e também negociar com seus credores uma linha de financiamento de segurança, fornecida pelo Mecanismo de Estabilidade Europeu, para quando o atual programa terminar.

Em uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal To Vima, o ministro de Finanças Gikas Hardouvelis afirmou que o BCE tem a chave para evitar que o país passe por turbulências econômicas em 2015. "Esta chave pode rapidamente secar o financiamento bancário e asfixiar a economia grega em questão de segundos", disse. Fonte: Market News International.

Pontos moeda