Geral

Nota de 42 faculdades de SP fica abaixo do esperado, aponta IGC

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Índice Geral dos Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado nesta quinta-feira, 18, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que 42 faculdades de São Paulo tiveram desempenho abaixo do esperado pela segunda vez, em 2013.

O índice mostra a média dos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino no triênio, com base no desempenho dos estudantes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e notas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O número representa cerca de 10% das faculdades avaliadas - 435. As instituições poderão sofrer um processo de revisão ou ainda serem punidas, sendo impedidas de abrir novas vagas em cursos.

Já entre as universidades paulistas, as médias registradas em 2012 se mantiveram - nenhuma teve nota abaixo de 3, ou seja, tiveram desempenho suficiente. A única instituição a melhorar foi a Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente, que subiu o IGC de 3 para 4.

As instituições melhores avaliadas no Estado, com nota 5, foram as seguintes: Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Universidade de São Paulo (USP) não entra na avaliação, já que, até 2012, não participava do Enade.

Pontos moeda