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Telecentros de Vitória reabrem dia 5 de janeiro

Nos telecentros é possível retirar a 2ª via de contas, emitir certidões negativas, fazer digitação, elaborar currículos, entre outros serviços

Somente neste ano, esses espaços já atenderam quase 125 mil moradores Foto: Divulgação/Prefeitura

Os 19 telecentros que atendem os moradores em diversos bairros de Vitória entram em recesso nesta quinta-feira (25), feriado de Natal, e retornam as atividades normais no dia 5 de janeiro de 2015.

Locais ideais para quem busca informações, serviços e oportunidades de negócios que estimulam o crescimento na produção e geração de renda, os telecentros de Vitória atendem milhares de munícipes. Somente neste ano, esses espaços já atenderam quase 125 mil moradores.

Neles, a partir do dia 5 de janeiro, os munícipes continuarão tendo acesso à internet para realizar os mais variados serviços e atividades. Além do acesso gratuito à rede, os telecentros oferecem oficinas e treinamentos presenciais e a distância. Em média, ao mês, são 10 mil acessos em todos os pontos. Cada unidade possui 10 computadores.

Com unidades de múltiplas funções, a rede possibilita às pessoas adquirir autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre e de fácil acesso.

Inserção

Nos telecentros é possível retirar a 2ª via de contas, emitir certidões negativas, fazer digitação, elaborar currículos, entre outros serviços.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, os telecentros têm vários objetivos, como os de estimular a inserção digital e inserir os usuários na sociedade da informação, preservando a cultura e a construção do conhecimento.

Krohling destacou que são espaços de uso coletivo e, dependendo do grau de apropriação, podem inclusive abrigar projetos desenvolvidos a partir de tecnologias da informação e de comunicação.

"Dessa forma, a utilização do espaço se relaciona com serviços, lazer, formação profissional, educação, política, saúde, produção cultural. Consiste, de forma objetiva, em uma ferramenta de acesso e de produção de informação e conhecimento", avaliou o secretário.

Algumas atividades realizadas são a retirada da 2ª via de contas, atestados de bons antecedentes, certidões negativas, digitação, elaboração de currículo, orientação do Nosso Crédito, orientação ao uso da internet, encaminhamento ao emprego, iniciação à informática, orientação para o Empreendedor Individual, elaboração de currículo, entre outros.