Geral

Arábia Saudita: ao menos cinco mulheres são eleitas para conselhos regionais

Redação Folha Vitória

Riyadh - Nova divulgação de resultados das eleições regionais da Arábia Saudita revela que ao menos cinco mulheres conquistaram assentos nos conselhos regionais.

O prefeito de Mecca, Osama al-Bar, revelou que Salema bint Hizab al-Otaibi venceu na cidade de Madrakah e Lama al-Suleiman em Jiddah. Já a agência de notícias oficial saudita cita Hinuwf al- Hazmi, junto com 13 homens, como vencedora na região norte de al- Jawf. Há informações ainda de que Mona el-Emery e Fadhila al-Attawy foram eleitas na região de Tabuk.

Os resultados gerais da capital Riad e outras regiões devem ser divulgados até o final deste domingo pela Comissão Geral de Eleições.

A Arábia Saudita é uma monarquia absoluta e as eleições do conselhos regionais são a única forma de participação popular existente. O conselho, no entanto, possui poderes limitados. Eles podem aprovar orçamentos e supervisionar projetos de desenvolvimento, mas não possuem palavra final sobre como o dinheiro público é gasto. Esta foi a primeira eleição aberta à votação e candidatura de mulheres. As últimas, realizadas em 2005 e 2011, foram exclusivas para homens.

Aproximadamente 7 mil candidatos, sendo 979 mulheres, concorreram aos 2,1 mil assentos ao redor do País. Cerca de 1,35 milhão de homens registraram-se para votar. Entre as mulheres, o número ficou em 130 mil. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda