Geral

Premiado arquiteto argentino visita Vitória após 11 anos e fala sobre mudanças

Müller, que ministrou palestras e participará de encontros com autoridades, afirmou ao jornal online Folha Vitória que o debate do urbanismo na cidade deve ser constante

Müller visita Vitória Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O premiado arquiteto argentino Willy Müller, de 54 anos, que mora há mais de dez anos em Barcelona, onde mantém escritórios de arquitetura e design, visitou Vitória nesta quarta-feira (9). Durante a visita, ele falou sobre as potencialidades da Região Metropolitana e da Capital no âmbito arquitetônico.

Müller, que ministrou palestras e participará de encontros com autoridades, afirmou ao jornal online Folha Vitória que o debate do urbanismo na cidade deve ser constante e destacou as potencialidades do Estado.

"Pelo que pude perceber desde a minha última visita a Vitória é que a cidade mantém vivo o interesse no debate da arquitetura e urbanismo. Vitória tem um potencial próprio, mas precisamos frisar em planos de integração regional para que possa ser incluída toda a Grande Vitória", afirma.

O arquiteto destaca, também, o Centro Histórico de Vitória e sobre os desafios de inserir a inovação mantendo a tradição. "O Centro Histórico de Vitória tem um valor arquitetônico espacial interessante. Talvez os próprios moradores não saibam o valor da região. O grande desafio arquitetônico é manter a tradição e colocar a inovação. Isso para movimentar, também, o turismo na cidade" diz.

Müller também apontou os desafios de mobilidade urbana nas grandes cidades e seus impactos no mercado de trabalho. "O desafio da mobilidade não é necessariamente, um desafio da arquitetura em si, mas há projetos no mundo, como em Barcelona, das 'low cities' que são polos comerciais que geram emprego em regiões distantes dos grandes centros. Assim, o trabalhador não demoraria tantas horas no transporte público no caminho de casa para o trabalho", conta.

 Ganhador de vários prêmios na Europa, o arquiteto continua na Capital até esta quinta-feira (10), ministrando palestras e participando de reuniões.

Um dos projetos arquitetônicos de WIlly Müller Foto: Reprodução
Pontos moeda