Geral

Dório Silva ganha mais leitos após transferência de UTI neonatal para Hospital Infantil

Com a transferência, as mamães poderão ficar perto dos filhos durante o período de internação no Himaba. Já no Dório Silva, a transferência será marcada com aumento de leitos

As mães poderão ficar com seus bebês durante a internação no Himaba Foto: Folha Vitória

O serviço de terapia intensiva neonatal do Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, será transferido para o Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba). Com a mudança feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Himaba passará a contar com 51 leitos de terapia neonatal.

De acordo com a Sesa, do total de leitos, 30 serão de terapia intensiva e 21 de cuidados intermediários. A mudança acontecerá para melhorar o atendimento materno infantil e organizar o fluxo de atendimento neonatal.

A Secretaria de Saúde entende que o fato de esses leitos ficarem concentrados em um local onde há hospital com maternidade, que é o caso do Himaba, vai qualificar o atendimento às mulheres e às crianças, pois as mães poderão ficar com os seus bebês durante a internação.

Além do atendimento hospitalar, o Himaba oferece uma estrutura de apoio para os pais e o bebê, como cartório de registro civil, banco de leite e ambulatório de aleitamento materno para incentivo à amamentação e doação de leite, enfermaria canguru, teste da orelhinha para detecção precoce de possíveis problemas auditivos. 

Dório Silva com mais leitos

Com a saída da terapia intensiva neonatal do Hospital Dório Silva, serão abertos 177 leitos no local, que funcionarão como retaguarda para o atendimento de urgência e emergência. Outra melhoria no Dório Silva será a ampliação de serviços de referência, como hemodiálise, cirurgias ginecológicas, reumatologia, nefrologia e hemorragia digestiva. 

Pontos moeda