Geral

Confira na retrospectiva do Folha Vitória os principais acontecimentos de 2017

Para te deixar por dentro dos momentos marcantes do ano, o Folha Vitória publicou, ao longo da última semana, uma série de reportagens especiais

Não há dúvidas que o ano de 2017 foi repleto de momentos marcantes. Alguns positivos e outros lamentáveis. Dessa forma, o Folha Vitória publicou, ao longo da última semana, uma série de reportagens especiais para relembrar os fatos que marcaram o ano dos capixabas em todas as áreas: polícia, política, saúde, economia, educação, meio ambiente e cultura.

E, claro, alguns casos serão lembrados com tristeza pelos brasileiros. O jogo Baleia Azul, que induzia jovens ao suicídio; uma creche incendiada em Minas Gerais, que resultou na morte de 13 pessoas; um jovem tatuado na testa com a frase "eu sou ladrão e vacilão e a Operação da Polícia Federal que resultou na apreensão de uma mala com R$ 51 milhões. Tudo isso e muito mais você pode conferir na reportagem com os dez casos que abalaram o país.  E o ano também foi marcado pelos surtos de dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. Um fato que assustou os moradores do Espírito Santo. 

Crise Segurança Pública

E o começo do ano dos capixabas foi marcado pela maior crise de segurança pública da história. Em busca de reajuste salarial, pagamento de auxílio alimentação, periculosidade, insalubridade, adicional noturno e a valorização de policiais militares do Estado, mulheres e familiares bloquearam a saída de viaturas e de policiais dos batalhões da Polícia Militar (PM) em todo o Estado.

O medo tomou conta da população que buscava segurança dentro de casa. Atendimentos em repartições públicas foram suspensos, escolas fecharam as portas... Sem a polícia, o comércio foi alvo de bandidos, que saquearam e destruíram as lojas em diversos municípios do Estado. Somente nos três primeiros dias de paralisação, a Polícia Civil contabilizou 66 mortes no Espírito Santo.

Durante os 21 dias sem policiamento nas ruas, foram registrados 189 homicídios durante um movimento marcado pela intransigência e pela queda de braço entre Governo e policiais, em que o mais prejudicado foi o povo capixaba. Militares foram expulsos, outros presos e familiares que lideraram o movimento ainda respondem na Justiça pela greve. Quer saber mais? Confira nesta matéria especial

Crise Hídrica 

Outro assunto que foi notícia em 2017 foi a crise hídrica. Em 2017, o Espírito Santo respirou mais aliviado quando o assunto era o racionamento. A chuva veio em diversas épocas do ano. Algumas vezes foi mais amena e outras com excesso, causando alagamentos, desmoronamentos e, consequentemente, a volta da situação normal no leito dos principais rios que abastecem diversas regiões do Estado.

Caso Milena 

Também causou comoção em todo o Espírito Santo a morte de Milena Gottardi e os diversos casos de feminício registrados ao longo do ano. A médica foi assassinada no estacionamento do Hospital das Clínicas, em setembro. Ao todo, segundo a polícia, seis pessoas participaram do crime, inclusive o ex-marido de Milena, Hilário Frasson.

BR-101

E quem não ficou chocado com as tragédias da BR-101? Entre eles, o maior acidente em transporte rodoviário do Estado. No dia 22 de junho. 23 pessoas morreram em uma batida envolvendo um ônibus interestadual, uma carreta carregada com pedra de granito de 41 toneladas invadiu a contramão e bateu em um ônibus que vinha de São Paulo. Atrás dele, seguiam uma ambulância e um veículo de transportes. Todos foram atingidos. Com o impacto da batida, o ônibus pegou fogo.

Caso Thayná

Em outubro deste ano, o desaparecimento de Thayná Andressa de Jesus Prado, de 12 anos trouxe à tona o amor de uma mãe, aliado com o desespero e sofrimento, pela distância da filha. Faltavam informações. Começava uma verdadeira saga de Clemilda Aparecida de Jesus, de 31 anos, em busca da filha.

A menina desapareceu após ir até um supermercado. No dia 31 de outubro, a polícia divulgou a foto do suspeito de ter sequestrado a jovem, identificado como Ademir Lúcio Ferreira Araújo. No mesmo dia, também foram divulgadas as imagens de videomonitoramento que registraram o momento em que a adolescente entrou em um carro.  

Reformas

O ano dos capixabas também foi marcado por momentos significativos na economia e política nacional. Desde o início do ano - ou até um pouco antes disso -, as movimentações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, as articulações políticas da base governistas e, claro, as frases de Temer em seus discursos eram claras e direcionadas para a aprovação das Reformas Trabalhista e Previdenciária.

Das duas grandes reformas apresentadas pelo governo, a Trabalhista foi a primeira a ser aprovada em suas comissões especiais e a única que começou a vigorar ainda em 2017.Com o intuito de reduzir o rombo da previdência nacional, a Reforma da Previdência começou a ser esboçada pelo governo ainda em 2016, mas foi em 2017 que a proposta realmente foi discutida por parlamentares, trabalhadores e toda a sociedade civil.

Política

Brigas, discussões, ameaças, prisões, mortes, amizades desfeitas e muitas, muitas outras polêmicas envolvendo o atual presidente, um ex-presidente, a primeira ex-presidenta e...(não acabou) diversos outros grandes nomes da política brasileira.

Para relembrar tudo que aconteceu em território tupiniquim durante o ano, o Folha Vitória preparou uma retrospectiva para refrescar bem a sua memória. Pegue a pipoca e se prepare!

Pontos moeda