Geral

Conheça a nova cor Pantone para 2018 e veja como usar na moda e decoração!

Aprenda a incorporar a cor ultravioleta nas roupas, beleza e decoração

Marcela Cota

Redação Folha Vitória

A Pantone, empresa americana de consultoria de cores, escolhe, a cada ano, uma cor oficial. Para 2018, a cor escolhida foi a ultravioleta (identificada pelo número 18-3838). De acordo com a empresa o tom de roxo foi eleito por ser um roxo dramaticamente provocativo e pensativo, que comunica originalidade, engenhosidade e pensamento visionário que nos indica o futuro.

No comunicado publicado no site oficial da marca, eles explicam a escolha pela cor". Complexo e contemplativo, Ultravioleta sugere os mistérios do cosmos. O vasto e ilimitado céu noturno é simbólico do que é possível e continua a inspirar o desejo de perseguir um mundo além do nosso. Os roxos enigmáticos também têm sido simbólicos da contracultura. Ícones musicais Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons de Ultravioleta à vanguarda da cultura pop ocidental como expressões pessoais de individualidade'', afirmam.

A tendência promete fazer sucesso no universo da moda, maquiagem e design de interiores.

MODA

Para os looks, a cor pode ser usada em uma produção monocromática, por ser uma cor marcante, ou em combinações com cores neutras. Seja em roupas mais despojadas ou para festas.

Uma forma de ajudar escolher as peças na cor ultravioleta é procurar pela plataforma Paraíso Feminino, um buscador que indica itens para compor a produção. No site a cor está disponível em roupas, sapatos e acessórios, além disso, o Paraíso Feminino lançou um especial sobre a cor no E-Trends, caderno de moda com dicas sobre como usar e com o que combinar o tom do ano.

"A busca pela cor já aumentou 5% nessa última semana e acreditamos que vai aumentar ainda mais, já que o lilás deu o tom das fashion weeks internacionais, endossando a cartela do violeta que vai, sim, invadir o nosso closet em 2018”, ressalta Rachel Toyama personal stylist.

BELEZA

Na maquiagem esta cor pode ser encontrada em diversos produtos, como rímel, sombra, batons, iluminador e até mesmo maquiagens para cabelos. Para a empresária Maya Meneghelli a frente da Chic Make Up, “a cor resgata o estilo dos anos 70 e 80 que está em alta, por isso o ultravioleta pode ser uma escolha interessante para dar modernidade”, afirma. “Para as mais discretas, é só usar as versões mais claras e usar em menor intensidade nos olhos, por exemplo, mas para quem gosta de atitude, um batom violeta na opção matte vai causar um belo efeito”, finaliza.

DECORAÇÃO

No design de interiores a cor Ultravioleta pode transformar qualquer pedacinho da casa. Para a designer Aline de Carli, na hora de projetar é fundamental pensar no todo, saber a composição das cores, texturas e elementos para que conversem entre si, tornando o ambiente harmonioso e original para o cliente. ‘’ Com a cor Ultra Violet pode ser utilizada em vários pontos estratégicos, dependendo da personalidade do morador, como ser aplicado em adornos, peça de design, mobiliários ou para uma ousadia maior destacar uma parede, deixando a decoração com muita identidade’’, completa.


Pontos moeda