Geral

Morre dona Rosa Schorling, a primeira paraquedista do Brasil

Rosa Schorling, ou Rosita, como gostava de ser chamada, morreu na madrugada desta segunda-feira (10)

A primeira paraquedista do Brasil e a primeira aviadora capixaba, dona Rosa Helena Schorling, mais conhecida como Rosita, faleceu aos 98 anos, na madrugada desta segunda-feira (11). Ainda não há mais informações sobre o velório e sepultamento de Rosita.

Na terra e no ar, rompendo barreiras, dona Rosa foi a primeira mulher brasileira a saltar de paraquedas, em 1940. De lá pra cá, já foram outros 136 saltos e uma vontade grande de continuar a se aventurar. A vida agitada e de grande feitos já foi registrada em livro. Além de paraquedista, Rosita foi enfermeira, professora e pianista.

O currículo aventureiro de dona Rosa, que não gostava de ser tratada por senhora, vai muito além. No ano de 1938, aos 19 anos, dona Rosa já tinha aprendido a pilotar aviões, mas para quem dirigia carros desde os 12 anos, a dificuldade não foi tanta. “Todo mundo fala sobre isso, de pilotar. Não vejo nada de diferente. Pilotar avião é como dirigir um automóvel ou uma motocicleta”, explicou em entrevista ao jornal online Folha Vitória, em 2014. 

Na entrevista, Rosita lembrou com saudade o período em que conviveu ao lado do presidente Getúlio Vargas, ministros e altas autoridades. “Foi uma época muito boa. Getúlio Vargas todos os sábados dispensava a sua guarda e ia para o Aeroclube. Ali nós tomávamos nosso uísque, comíamos nosso churrasco. Ele era um companheiro como outro qualquer. Os brigadeiros, os generais, os coronéis, a mesma coisa. Com o Jango foi a mesma coisa. Eu já fui tema de uma reportagem com o título: "A paraquedista que deslumbrou os presidentes”.

Leia também:
Primeira paraquedista do Brasil se emociona ao receber homenagem da Imprensa Oficial do ES

Rosa Helena Schorling nasceu no distrito de São Paulo de Biriricas, em Domingos Martins, no dia 15 de julho de 1919. Antes de completar um ano de idade, sua família mudou-se para a sede de Domingos Martins, onde reside até os dias de hoje.



Pontos moeda