Geral

Pronto Socorro de Itapemirim continuará aberto e vai atender referências municipais

Os serviços de urgência e emergência vão funcionar não mais atendendo as demandas espontâneas, como era antes. As prefeituras dos municípios atendidos pela unidade quitaram as pendências financeiras

Na manhã desta sexta-feira (29), o Conselho Deliberativo do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), que administra o Hospital Evangélico Litoral Sul, em Itapemirim, se reuniu, na presença do Ministério Público Estadual, e decidiu que o atendimento do Pronto Socorro permanecerá atendendo os casos de urgências e emergência da região.

A partir de agora, o serviço será executado não mais por demanda espontânea, mas sim pelas referências municipais, de acordo com as especialidades contratualizadas com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), mediante encaminhamento dos pacientes pelas Unidades de Saúde e Pronto Atendimentos.

A prestação dos serviços referenciados será realizada mediante ao compromisso assumido pelas prefeituras dos municípios abrangidos em quitar, junto ao HECI, as pendências financeiras anteriormente pactuadas.

No dia 14 deste ano, o HECI anunciou o fechamento do Pronto Socorro, no dia 26 de dezembro, por falta de recursos financeiros para manutenção das atividades. Na última terça-feira (26), a prefeitura de Itapemirim recorreu à Justiça para que o Pronto Socorro permanecesse com as portas abertas, e conseguiu uma medida cautelar que garante o atendimento ao público na unidade. Segundo a decisão judicial, o serviço prestado pelo hospital é essencial e não admite interrupção em seu atendimento.

Pontos moeda