• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Relatório aponta que efluentes lançados pela Vale no mar não foram tratados conforme legislação ambiental

Geral

Relatório aponta que efluentes lançados pela Vale no mar não foram tratados conforme legislação ambiental

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que a multa aplicada a Vale é de R$1.620.000,00

Dezenove dias após o vazamento de efluentes da mineradora Vale no terminal de Praia Mole, na Serra, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) divulgou nesta quarta-feira (20) o relatório da análise do material lançado no mar.

De acordo com o laudo, foi possível identificar que a empresa não efetuou o tratamento dos efluentes conforme prevê a legislação ambiental. Ainda segundo o IEMA, a análise indicou a presença de alumínio, ferro, manganês, zinco, cromo e fluoreto no material lançado no mar.

O lançamento desses efluentes no mar atingiu a água, o solo e a biota marinha (fauna e flora), devido ao aumento da turbidez e sólidos suspensos na coluna d’água. De acordo com o Instituto, o aumento da turbidez da água pode afetar a distribuição de espécies, o comportamento, a alimentação, a reprodução e a sobrevivência da biota aquática.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que a multa aplicada a Vale é de R$1.620.000,00 e que a empresa será notificada. 

A Vale informou que ainda não foi notificada e reforçou que realizou análises físico-químicas do material e todas as amostras estão dentro dos parâmetros técnicos definidos no licenciamento. O relatório foi encaminhado ao Iema, conforme prevê o procedimento.

Leia também:
Polícia Federal instaura inquérito para apurar vazamento em estação da Vale

E veja o vídeo: