Geral

Capixaba tem cirurgia cancelada por falta de sangue em hemocentro

Ademir Machado ficou cerca de 20 dias internado, aguardando a cirurgia, que agora não tem data para ser realizada

Foto: Agência Brasil

Um homem teve sua cirurgia cancelada por falta de sangue no estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes). Com duas pontes de safena, Ademir Machado está com uma dessas veias 80% entupida e a outra 90%. 

Após cerca de 20 dias internado no Hospital Evangélico de Vila Velha, o capixaba teve sua cirurgia agendada para o dia 29 de novembro. Contudo, a operação foi cancelada enquanto o paciente estava internado aguardando para ser atendido. Até então, a cirurgia não tem data para ser realizada.

Por meio de nota, o Hemoes informou que o paciente está internado em um hospital filantrópico, que não faz parte da rede estadual e que é abastecido por outro hemocentro. Além disso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia ressaltou que é responsável por abastecer todos os hospitais da rede estadual e depende da doação voluntária de sangue da população.

Já a assessoria do Hospital Evangélico de Vila Velha explicou que, quando ocorre o cancelamento de qualquer cirurgia, eles devem esperar a autorização da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) para remarcar a operação novamente. Por isso, segundo a unidade de saúde, a cirurgia ainda não tem data para acontecer. 

Ainda segundo o hospital, eles possuem um banco de sangue particular - fornecido pela Hemoclínica - que está com o estoque regular. Contudo, de acordo com a unidade de saúde, o sangue do paciente em questão é muito raro e, por esta razão, a operação foi cancelada. 

Voluntários

Com o objetivo de incentivar doações e evitar situações como a vivida por Ademir, um grupo de voluntários de Cariacica realizará uma ação de conscientização e coleta de sangue, em parceira com o Hemocentro do Espírito Santo, na próxima sexta-feira (14). O ônibus do Hemoes estará no estacionamento do Shopping Moxuara para a realização da atividade.

O pastor Rômulo Barcellos é um dos responsáveis pela ação e organiza um grupo com fiéis, agentes de saúde, doadores e pacientes que precisam de sangue. “Amar e ajudar o próximo é um reflexo do amor de Deus por nós. A fé em Jesus nos move a cuidar e amar o outro. Jesus nos amou, por isso amamos o próximo. Simples assim”, explica Rômulo.

Doação de sangue

Entre os requisitos para ser um doador de sangue, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar, no mínimo, 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar documento de identificação com foto, emitido por um órgão oficial. 

Para os homens, a frequência máxima é de quatro doações anuais, com um intervalo de dois meses entre elas, enquanto para as mulheres, o intervalo deve ser de, no mínimo, três meses e é indicado que sejam feitas três doações por ano. Lembrando que a doação de uma única pessoa pode salvar até quatro vidas.

Ônibus do Hemoes

Data: 14 de dezembro, das 9h às 16h30.

Local: estacionamento do Shopping Moxuara (avenida Mário Gurgel, 5353 - São Francisco, Cariacica).

Mais informações: (27) 3422-2600

Pontos moeda