Geral

Guarapari terá Centro Pop para atendimento à população em situação de rua

A Prefeitura abriu licitação para reforma de um imóvel que abrigará o Centro Pop - Setac.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Foto: Hamilton Garcia
Nos últimos meses, a cidade de Guarapari viu crescer o número de pessoas ‘morando’ nas ruas. 

Proposto como uma solução para as problemáticas que envolvem as pessoas em situação de rua, o Centro Pop começa a se tornar realidade em Guarapari. Isso porque, nessa quinta-feira (13), a Prefeitura de Guarapari publicou em Diário Oficial a abertura de licitação para tomada de preços para contratação de empresa para reformar o imóvel, localizado em Perocão, onde funcionará o espaço.

De acordo com a Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac), a obra será feita com recursos do Governo do Estado e uma contrapartida municipal. Cerca de R$ 182 mil virá do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcop) e R$ 115 mil serão investidos pela prefeitura. Em junho deste ano, durante Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Shirley Pereira, chegou a anunciar a possibilidade de o município receber esses recursos.

Ainda conforme informações da Setac, o projeto técnico para o Centro Pop ainda está sendo elaborado em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Educação. No local, serão realizadas diversas ações para desenvolver a autonomia e a emancipação desse público, através de alfabetização e oficinas, por exemplo. Segundo a nota, a iniciativa ainda deve contar com a parceria do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Guarapari (Sindicig) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarapari.

Pontos moeda