Geral

Lama Cirúrgica: audiência é remarcada para o dia 17

A operação investiga empresas e profissionais responsáveis pela reutilização de materiais descartáveis em cirurgias ortopédicas

Andressa Balbi

Redação Folha Vitória
Foto: Rafaela Freitas

A audiência para julgar os acusados de terem reutilizado materiais descartáveis em cirurgias ortopédicas, marcada para acontecer na manhã desta sexta-feira (7), precisou ser adiada. Um dos réus, o médico Eduardo Araujo Ramalho não compareceu ao julgamento. A defesa alegou que não teve acesso integral à delação de outros réus no processo.

A juíza Cristina Eller Pimenta Bernardo remarcou uma nova audiência para o dia 17 de dezembro.

Operação:

A operação investiga empresas e profissionais responsáveis pela reutilização de materiais descartáveis em cirurgias ortopédicas. Ao todo, nove pessoas já foram denunciadas por diversos crimes, como estelionato, falsificação e organização criminosa. Quatro deles são médicos, que respondem, entre outras coisas, por terem utilizado materiais cirúrgicos reprocessados em no mínimo 52 cirurgias, de acordo com o Ministério Público Estadual (MPES).

Médicos envolvidos:

Dos médicos envolvidos, apenas Rodrigo Souza Soares continua preso. Ele é acusado de falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais e estelionato. Segundo informações da defesa do médico, provavelmente, ele comparecerá à audiência.

CRM-ES

O Conselho Regional de Medicina no Espírito Santo (CRM-ES) informou que está apurando os fatos, para verificar se há indícios de infração ao Código de Ética Médica. Como os procedimentos tramitam em sigilo, o Conselho disse não pode dar detalhes da apuração.


Pontos moeda