• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Mais de 550 carteiras de trabalho perdidas na Casa do Cidadão

  • COMPARTILHE
Geral

Mais de 550 carteiras de trabalho perdidas na Casa do Cidadão

Ao todo, são 7,4 mil pessoas na lista de documentos perdidos. O número é maior do que o apontado no período anterior, quando foram contabilizados 7.390 registros

Foto: Elizabeth Nader

O fim de ano chegou e, com ele, as oportunidades de emprego temporário, principalmente, no comércio e em atividades de turismo. No entanto, mais de 550 pessoas estão com a Carteira de Trabalho perdida no Centro Integrado de Cidadania (CIC), mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé.

Ao todo, são 7,4 mil pessoas na lista de documentos perdidos. O número é maior do que o apontado no período anterior, quando foram contabilizados 7.390 registros.

A coordenadora da Casa do Cidadão, Flávia Ribeiro, explicou que, quando se perde a Carteira de Trabalho, é necessário fazer um boletim de ocorrência para dar entrada no novo documento. "Com isso, o que foi extraviado acaba sendo inutilizado para novos contratos".

Segundo Flávia, mesmo que a pessoa tenha feito uma nova carteira, é importante que vá buscar a que está perdida, pois nesse documento fica registrado onde ela trabalhou durante sua vida profissional, e essas informações são importantes no momento de iniciar o processo de aposentadoria.

"As pessoas nos procuram em busca da Carteira de Trabalho porque, em muitos casos, o local em que trabalharam não existe mais, por exemplo. E é nela que se encontram os registros de todas as empresas onde atuaram", explicou.

Ranking

A Carteira de Identidade continua no ranking dos documentos mais perdidos. Ao todo, são 4.790. Em seguida, aparecem CPF (760), Carteira de Trabalho (552) e Título de eleitor (498).

O levantamento mostra ainda que 304 perderam certidões e 181, a Carteira Nacional de Habilitação. Há ainda 132 certificados de reservista perdidos. Outros tipos de documentos somam 183.

Como recuperar?

Quem achou qualquer documento e quiser entregá-lo deve procurar a recepção central da Casa do Cidadão, em Itararé. Para saber se o documento se encontra arquivado, basta olhar a relação no portal da Prefeitura de Vitória, ir até o local ou ligar para o telefone 3382-5515, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.

O cidadão terá que apresentar também qualquer outra identificação. Já para os menores de 18 anos, o documento é entregue ao pai ou à mãe, mediante apresentação de documento que comprove o parentesco.

Onde fica

Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares - Casa do Cidadão

Endereço: avenida Maruípe, nº 2.544, Itararé

Funcionamento: de segunda a sexta, das 12 às 19 horas

Telefone: 3382-5515