• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Mais de 550 carteiras de trabalho perdidas na Casa do Cidadão

Geral

Mais de 550 carteiras de trabalho perdidas na Casa do Cidadão

Ao todo, são 7,4 mil pessoas na lista de documentos perdidos. O número é maior do que o apontado no período anterior, quando foram contabilizados 7.390 registros

Foto: Elizabeth Nader

O fim de ano chegou e, com ele, as oportunidades de emprego temporário, principalmente, no comércio e em atividades de turismo. No entanto, mais de 550 pessoas estão com a Carteira de Trabalho perdida no Centro Integrado de Cidadania (CIC), mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé.

Ao todo, são 7,4 mil pessoas na lista de documentos perdidos. O número é maior do que o apontado no período anterior, quando foram contabilizados 7.390 registros.

A coordenadora da Casa do Cidadão, Flávia Ribeiro, explicou que, quando se perde a Carteira de Trabalho, é necessário fazer um boletim de ocorrência para dar entrada no novo documento. "Com isso, o que foi extraviado acaba sendo inutilizado para novos contratos".

Segundo Flávia, mesmo que a pessoa tenha feito uma nova carteira, é importante que vá buscar a que está perdida, pois nesse documento fica registrado onde ela trabalhou durante sua vida profissional, e essas informações são importantes no momento de iniciar o processo de aposentadoria.

"As pessoas nos procuram em busca da Carteira de Trabalho porque, em muitos casos, o local em que trabalharam não existe mais, por exemplo. E é nela que se encontram os registros de todas as empresas onde atuaram", explicou.

Ranking

A Carteira de Identidade continua no ranking dos documentos mais perdidos. Ao todo, são 4.790. Em seguida, aparecem CPF (760), Carteira de Trabalho (552) e Título de eleitor (498).

O levantamento mostra ainda que 304 perderam certidões e 181, a Carteira Nacional de Habilitação. Há ainda 132 certificados de reservista perdidos. Outros tipos de documentos somam 183.

Como recuperar?

Quem achou qualquer documento e quiser entregá-lo deve procurar a recepção central da Casa do Cidadão, em Itararé. Para saber se o documento se encontra arquivado, basta olhar a relação no portal da Prefeitura de Vitória, ir até o local ou ligar para o telefone 3382-5515, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.

O cidadão terá que apresentar também qualquer outra identificação. Já para os menores de 18 anos, o documento é entregue ao pai ou à mãe, mediante apresentação de documento que comprove o parentesco.

Onde fica

Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares - Casa do Cidadão

Endereço: avenida Maruípe, nº 2.544, Itararé

Funcionamento: de segunda a sexta, das 12 às 19 horas

Telefone: 3382-5515