Geral

Movimentação de turistas no Espírito Santo deve superar dois últimos anos, estima Setur

Segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/ES), a expectativa é de crescimento em relação ao número de turistas que devem passar pelo Estado

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória

Na próxima sexta-feira (21) começa o Verão 2018/19. Com a aproximação da data, a movimentação de turistas já começa a aumentar nos principais pontos turísticos do Espírito Santo. Um dos destinos preferidos é a região de praias. Segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/ES), a expectativa é de crescimento do número de turistas que devem passar pelo Estado em comparação com anos anteriores.

No verão de 2017, pouco mais de 900 mil turistas procuraram o Espírito Santo como destino. O número foi menor em relação ao ano anterior, quando mais de um milhão de pessoas de outros Estados curtiram a estação mais quente em terras capixabas. De acordo com o secretário da Setur, Paulo Renato Fonseca Junior, o Turismo do Espírito Santo realizou intenso trabalho de divulgação, o que sugere aumento no número de turistas neste verão.

Foto: Breno Ribeiro
Movimentação registrada na Praia da Costa, um dos principais destinos procurados por turistas

Ouça abaixo o que diz o secretário Paulo Renato:

Secretário de Turismo do ES fala sobre expectativa para o Verão

Dados da Setur apontam que a maior parte dos turistas que vêm ao Espírito Santo são de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Veja o gráfico abaixo que mostra a origem dos turistas em pesquisa de demanda turística por meio de sinal de telefonia móvel.

Foto: Divulgação

A reportagem conversou com os turistas de Mateus Leme, Minas Gerais, e , Rio de Janeiro, Capital. Em resumo, ambos não pouparam elogios às praias e principais pontos turísticos do Espírito Santo. Entretanto, as moradoras de Vila Velha, Greici Kelly e Naiara Rangel, frequentadoras da Praia da Costa, afirmam que a quantidade de turistas seria maior se houvesse mais estrutura na região, como mais banheiros hidráulicos e com higienização regular.

A Prefeitura de Vila Velha (PMVV), por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informa que existem 40 banheiros hidráulicos ao longo de toda a orla e que a manutenção e limpeza é feita diariamente. Segundo a prefeitura, o alerta da estudante foi encaminhado à secretaria, que afirmou que vai enviar uma equipe ao local. De acordo com a PMVV, o número de banheiros vai ser aumentado durante o verão e a limpeza vai ser feita mais de uma vez por dia.

Comércio

Comerciantes da região chamam a atenção para o fraco movimento e, consequentemente, baixo número de vendas. Vendedora de produtos moda praia há 22 anos, Xuxa da Praia da Costa comenta que o movimento de turistas começou a cair após a região costeira do Espírito Santo perder espaço em rotas turísticas marítimas.

Segundo a Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio), a chegada do verão, somada às datas festivas Natal e Ano Novo, tende a impulsionar as vendas no Estado. Em setembro, a federação estimou que neste Natal as vendas para os lojistas fossem crescer cerca de 1,8%, em relação ao mesmo período do ano passado. Mas segundo o diretor da Fecomércio, José Carlos Bergamin, a previsão foi superada e por influência de inúmeros fatores como a queda da inflação, a estabilização dos juros e fortalecimento do turismo. Foi a primeira alta do setor durante o período depois de três anos consecutivos de vendas fracas. A expectativa da Fecomércio é que haja um aumento no faturamento de R$ 52 milhões.

Blitz nas praias capixabas


Pontos moeda