MORTE gerson camata

Geral

'Não cultivemos a violência', diz dom Luiz Mancilha durante velório de Gerson Camata

O Arcebispo Emérito e Administrador Apostólico da Arquidiocese de Vitória esteve no local do velório para prestar solidariedade à família

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: TV Vitória

O corpo do ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata, é velado no Palácio Anchieta, em Vitória, sede do governo estadual. O velório começou por volta das 7 horas desta quinta-feira (27) e as primeira horas são restritas à familiares e amigos mais próximos.

O Arcebispo Emérito e Administrador Apostólico da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, esteve presente no local e fez um apelo à população capixaba. "Não cultivemos a violência. Só a paz é que pode fazer o bem para nós. A vingança gera vingança, gera violência. Precisamos lutar pela paz. Capixabas, vamos introduzir a paz em nosso lar. Tendo paz em nosso lar, tenho certeza que a sociedade será melhor", disse.

O religioso também lamentou a morte do ex-governador e reforçou o pedido pela paz. "Uma tragédia. Uma coisa inesperada e nós que temos fé, confiamos em Deus. Eu fico preocupado para que não haja mais violência. Precisamos introduzir a paz. Em tempos de Natal, nós somos atacados por esta tristeza. Nós cremos em Deus que é paz e oro a Deus pela paz, para que Deus tenha em seu coração o nosso querido Gerson Camata, que foi um grande governador. Que Deus abençoe a todos, a família enlutada com este terrível acontecimento. Que Nossa Senhora proteja a todos, cubra todos com o manto sagrado e conceda a paz a todos", pediu Dom Luiz.

Durante o velório, uma missa será celebrada para os familiares de Camata. A celebração eucarística será presidida pelo bispo emérito de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade. Na chegada ao local, ele lembrou que o ex-governador sempre teve uma forte ligação com a fé. "Ele é um homem que sempre se ateve àquilo que é essencial da vida cristã. Certamente, ele teria um desejo muito grande para que, quando ele passasse para junto de Deus, ele tivesse esse conforto da eucaristia. Ele sempre buscou fazer o bem e colocar a própria vida a serviço do bem comum. Por isso, me sinto grato por ter convivido com ele alguns anos e também poder dar essa homenagem, em nome da minha pequenez, mas a homenagem maior que ele sempre quis é estar bem perto de Deus", lamentou.

Dom Décio também lembrou da amizade que mantinha com Gerson Camata há muitos anos, desde a época da infância de ambos. "Sou de Venda Nova e temos, praticamente, a mesma idade. Desde a infância nos conhecíamos e sempre acompanhei a trajetória dele, tanto como jornalista quanto como governador. Fui bispo auxiliar e ele esteve na minha ordenação episcopal. Sempre nos aproximamos muito e sempre dialogamos muito. Ele sempre foi um homem a quem admirei muito e sempre que pude ajudar, ajudei naquilo que posso levar, que é a minha fé", afirmou.

Velório

Segundo programação divulgada pelo Governo do Espírito Santo, até as 10 horas, as atividades do velório serão restritas à familiares do ex-governador.  Após o horário, o velório será aberto ao público, sendo encerrado ás 14h30, quando será dado início ao cortejo até um cemitério localizado no município da Serra. O corpo deve ser sepultado às 16 horas.

O ex-governador do Espírito Santo e ex-senador pelo estado por três mandatos, Gerson Camata morreu vítima de tiros. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Viaturas da Polícia Militar e uma ambulância do Samu acompanharam a ocorrência.

Com informações de Luana Damasceno, da TV Vitória.

Pontos moeda