Geral

PF cumpre mandado de busca e apreensão em Vila Velha por desvio de recursos públicos

A ação faz parte da Operação Trato Feito, deflagrada na manhã desta quinta-feira

Foto: Divulgação

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em Vila Velha por desvio de recursos públicos em contratos firmados com o município de Mauá, em São Paulo. A ação faz parte da Operação Trato Feito, deflagrada na manhã desta quinta-feira (13) e é um desdobramento da Operação Prato Feito, deflagrada em maio deste ano.

Cerca de 234 policias federais cumprem 2 mandados de prisão preventiva e 54 mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo e um em Vila Velha. Dois agentes públicos foram afastados, um contrato com suspeita de fraude foi suspenso e nove empresas foram proibidas judicialmente de contratar com a Administração Pública. As medidas foram decretadas, a pedido da Polícia Federal, pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. 

O inquérito policial foi instaurado a partir de informações trazidas aos investigadores durante a análise do material apreendido na Operação Prato Feito, que apontavam oito crimes, além dos que estavam sendo apurados. Os novos elementos trazidos aos autos indicam um esquema em que nove empresas pagavam vantagens ilícitas a agentes públicos e políticos para a compra de apoio na Câmara Municipal de Mauá, sobretudo para a obtenção de contratos superfaturados.

A Operação Prato Feito investigou o desvio de recursos públicos em contratos de diversos municípios, sobretudo aqueles destinados à merenda, uniformes e material escolar. Os investigados responderão, na medida de suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, fraude a licitações e corrupção ativa e passiva, com penas de 1 a 12 anos de prisão.


Pontos moeda