Geral

Polícia Federal prende suspeito de participar de vazamento de dados sigilosos do INSS em Vitória

A suspeita é de que determinados dados estejam sendo comercializados clandestinamente por valores acima de R$ 1 milhão

Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (11) uma pessoa em Vitória acusada de participar de um esquema de vazamento de dados do INSS. Foram cumpridos um mandado de prisão e outro de busca e apreensão na capital, dentro da Operação ‘Data Leak’, deflagrada em vários Estados, que tem como base a superintendência do Mato Grosso.

A operação apura crimes de vazamento e receptação ilícita de dados sigilosos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) praticados por servidores públicos federais. A pessoa detida está sendo interrogada na sede da Polícia Federal no Espírito Santo. O material apreendido será encaminhado para Cuiabá, onde funciona o centro de informações desta investigação.

As investigações apuram a possível participação de servidores nos crimes investigados, que tendo acesso a bancos de dados sobre os quais deveriam guardar sigilo, conseguem vantagens financeiras no repasse das informações sigilosas a terceiros.

Os receptadores dos dados comercializam as informações com escritórios de advocacia, contabilidade, financeiras e empresas de cobrança, dentre outras, obtendo expressivos lucros na transação.

A suspeita é de que determinados dados estejam sendo comercializados clandestinamente por valores acima de R$ 1 milhão, segundo a Polícia Federal.

Além de Vitória, também estão sendo cumpridos mandados nas capitais de Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Ao todo são sete mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão. A operação é comandada pela 5ª Vara Federal de Cuiabá.

O nome da operação - Data Leak - faz referência ao vazamento de dados sigilosos, que chegam ao poder de indivíduos que praticam o comércio clandestino de informações pessoais e financeiras de funcionários públicos e segurados do INSS.

Pontos moeda