Geral

Prazo para inscrição de beneficiários do BPC no Cadastro Único termina em dezembro

O cadastramento pode ser feito nos Cras, como o de Jardim Itapemirim, e na Central do Cadastro Único

Foto: Divulgação

Em Cachoeiro de Itapemirim, 633 pessoas com deficiência e 499 idosos, para continuarem recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), precisam fazer inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal até dia 28 de dezembro.

O cadastramento pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e na central do Cadastro Único do município. 

Exigida em todo o país, a medida cumpre uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e visa aperfeiçoar a gestão dos benefícios sociais, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. Quem não fizer a inscrição ainda neste ano terá o benefício suspenso pelo governo federal.

Se o beneficiário tiver alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar, desde que se apresente o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o segurado.

Porém, caso o beneficiário, além de impossibilitado de se deslocar, também não tenha responsável, ele pode se inscrever por telefone, pelos números (28) 3518-7348 ou 3155-5235, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Documentos originais necessários

- Comprovante de residência atual ou do mês anterior (conta de água, luz ou telefone)

- Certidão de nascimento ou de casamento

- Carteira de identidade

- CPF (obrigatório a partir dos 16 anos)

- Título de eleitor (obrigatório a partir de 18 anos)

- Carteira de trabalho

- Comprovante de renda (contracheque, extrato de aposentadoria, extrato e seguro-desemprego e extrato de recebimento de pensão)

- Declaração escolar para crianças e adolescentes até 17 anos 

Pontos moeda