Geral

Professores de Domingos Martins participam de formação em Língua Italiana

Curso teve duração de dois anos e é fruto de parceria com Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo (Alcies)

Foto: Prefeitura de Domingos Martins
Professores de Domingos Martins em encontro da formação sobre Língua Italiana

A cidade de Domingos Martins possui um programa permanente de capacitação e aprimoramento profissional do corpo docente e, nesse ano, a Secretaria de Educação e Esportes da cidade ofertou a formação em Língua Italiana para os professores. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo (Alcies) e é totalmente gratuita, tendo duração de dois anos.

As aulas foram realizadas toda semana na Escola Municipal Luiz Pianzola e tanto material quanto o professor são custeados pela Alcies. O último encontro da formação em Língua Italiana de 2018 aconteceu na quarta-feira (5) com a avaliação de todo o curso. Mas isso não significa o fim de uma longa jornada: para 2019, acontecerá um intercâmbio entre professores de Domingos Martins e Santa Teresa, cidades que oferecem a Língua Italiana nas escolas municipais.

A gerente técnico-pedagógica, Roseli Gonoring Hehr, e a coordenadora do Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação, Mônica Nickel, marcaram presença no encerramento da formação em Língua Italiana.

Mônica, inclusive, destacou que o curso serviu também para fortalecer a cultura italiana na região de Aracê. “As marcas da imigração se refletem também na criação, neste ano, do grupo de danças italianas na EEEFM Pedreiras, em Pedra Azul”, completa a coordenadora.

Avaliação dos professores

Na quarta-feira, os professores que participaram da formação em Língua Italiana em Domingos Martins enfatizaram a necessidade da oferta do curso para o próximo ano, tendo em vista que as aulas são muito importantes para o aprimoramento da prática em sala. As aulas de Língua Italiana são ministradas para alunos da Rede Municipal de Educação.

Pontos moeda