Geral

Sorteio em prol de instituição acontece em Guarapari

O evento tem o objetivo de arrecadar fundos para a sede do Movimento de Apoio Humano aos Portadores de HIV/Aids (Mahp)

Foto: Reprodução

Amanhã (09), acontecerá um sorteio beneficente no Campo do Aliança, localizado no bairro Aeroporto. No evento, serão sorteadas duas motos e um prêmio de R$ 20 mil reais. A cartela custa 75 reais, com direito a acompanhante e pode ser adquirida por telefone. Além disso, no evento haverá show de forró e sertanejo.

Marcela Moreira, que é presidente do Movimento de Apoio Humano aos Portadores de HIV/Aids (Mahp), disse que o sorteio ajudará na construção da sede da instituição em Guarapari. “Nós trabalhamos na cidade há algum tempo, mas ainda não temos um espaço físico” explicou.

No evento, que acontecerá de 8h as 20h, também haverá uma tenda do Mahp com cartazes, material informativo e distribuição de preservativos.  Além disso, serão comercializados diversos alimentos e bebidas.

Sobre o Mahp

Marcela contou que o Mahp nasceu depois da experiência vivida com seu irmão, em 1992, quando descobriu que o familiar estava com Aids. “Buscamos informações no Ministério da Saúde e nos capacitamos para cuidá-lo, sem riscos reais de contaminação. Com a adesão de familiares e amigos, nos tornamos um grupo de cuidadores”, explicou.

A presidente do Mahp disse que seu irmão faleceu em 1994, mas a experiência serviu de motivação para o movimento. “Foi através do meu irmão que nos capacitamos e, sem nunca termos tido essa pretensão, passamos a ser referência no município quanto às problemáticas trazidas por essa doença devastadora. Passamos a ser procurados por famílias nos pedindo orientações”, declarou.

Marcela explicou que atualmente o Mahp atua como agente de interação entre os que os portadores de HIV e a sociedade, representando os mesmos em Conselhos Municipais e similares. “Conseguimos fazer com que os programas de acompanhamento governamentais melhorassem, e buscassem mais a questão da humanização nos tratamentos desses cidadãos”, enfatizou.

Texto: Sara de Oliveira

Pontos moeda