Geral

Governo do Estado assina ordem de elaboração de projeto para uma das obras mais importantes para Colatina

A licitação para execução da obra deverá ser aberta após a entrega do projeto e a expectativa é de que a obra deve começar em março de 2020

Foto: Divulgação/ Internet

O Governo do Estado deu um passo importante para resolver um dos maiores problemas existentes no município de Colatina: as enchentes decorrentes das cheias dos Córregos do Ouro e São Silvano. Um transtorno que tende a acabar até 2021, um sonho dos bairros mais populosos de Colatina e uma das principais vias ocupadas por várias empresas do município.

A assinatura da Ordem de Serviço para elaboração do Projeto das Obras de Macrodrenagem da Rodovia do Café, aconteceu na última semana,na sede da Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Programas Urbanos.

O Programa vai contemplar cinco (5) estruturas de amortecimento de cheias que tem objetivo de evitar que a água resultante de alagamentos chegue com muita velocidade ao Córrego São Silvano, além de três (3) quilômetros de galerias e um (1) Parque Linear que vai ser feito nas proximidades da empresa Metalosa.

As ações são integrantes da parte macro do Programa que depois de executado e finalizado vai criar benefícios de segurança para empresas instaladas nos bairros São Silvano e Carlos Germano Naumann, além da valorização de toda a região.

De acordo com o estudo hidrológico feito para o planejamento, as galerias subterrâneas e os barramentos de contenção vão diminuir o volume de água que, ao longo dos anos, tem provocado transtornos aos moradores locais. Isso vai melhorar e muito a qualidade de vida das pessoas, inclusive a mobilidade urbana local.

Moradores que sofrem há décadas com o problema quando chove mais intensamente tendo, inclusive, muitos deles, perdido desde bens móveis até automóveis com os alagamentos no bairro Carlos Germano Naumann, ressaltam que será a realização do maior desejo da comunidade e dos empresários e comerciantes do local.

De acordo com o Secretário de Estado de Saneamento,Habitação e Programas Urbanos, Marcus Vicente a licitação para execução da obra deverá ser aberta após a entrega do projeto e a expectativa é de que a obra deve começar em março de 2020 e ser finalizada em 2021 custando R$ 36 milhões de reais.

Pontos moeda