Geral

Olha eles aí de novo: caramujos africanos invadem praias de Vila Velha. Conheça os rastros de perigo que deixam

Animais estão sendo vistos com frequência nas praias da Costa, Itapuã e Itaparica

Foto: Reprodução/TV Vitória

Se você é morador de Vila Velha ou frequenta as praias da cidade, já deve ter notado a presença de caramujos africanos. Eles são comuns nesta época do ano e, por isso, é importante ter cuidado para não pisar neles, pois dessa forma se espalham ainda mais.

De acordo com infectologistas, os animais não são venenosos. Contudo, é recomendado evitar o contato, pois os moluscos circulam em locais sem higiene e podem transmitir doenças ao seres humanos.

Os animais estão sendo vistos com frequência nas praias da Costa, Itapuã e Itaparica. O subsecretário de Serviços Urbanos de Vila Velha, Renzo Mendes, informou que há um trabalho diário para recolher os animais, porém o período de chuvas contribui para a proliferação. "Quando a gente pisa, ele acaba grudando os ovos na sola do nosso sapato e podemos levar a infestação dos caramujos pelas ruas. São cerca de 400 ovos a cada reprodução", disse.

De acordo com o médico infectologista Aloízio Falcheto, os caramujos não possuem predador natural, o que gera um desequilíbrio no meio ambiente e na agricultura. Ainda segundo o médio, a maneira correta de eliminar o animal é a incineração. "Simplesmente esmagá-lo e deixar no chão não adianta. Ele tem uma grande quantidade ovos e os filhotes ficarão espalhados. Tem que ser um processo físico simples que é queimar", explicou.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda