Geral

Praça do Povo consegue doação de cadeira de rodas para jovem com necessidades especiais

A jovem Natalya e a pequena Thaylla, ambas com necessidades especiais, conseguiram ajuda para terem uma vida melhor

Foto: Reprodução TV Vitória

A história contada pela Praça do Povo, que emocionou os telespectadores da TV Vitória/Record TV nesta semana, foi a da jovem Natalya, portadora de necessidades especiais. Mais uma vez, o quadro, que é exibido durante o Balanço Geral Espírito Santo, mostrou a força da solidariedade. Mas antes do resultado final, vamos entender a história. 

A Nathalya tem 23 anos. A família tem muitas dificuldades para possibilitar que ela tenha uma vida normal. A jovem tem dificuldades para andar, problemas severos de visão e não fala. 

A mãe, Fernanda Carla Guasti, conta que por conta de dificuldades econômicas, a família não consegue comprar uma cadeira de rodas. "Precisamos de muita logística para sair de casa, qualquer passeio vira um evento familiar. Ela depende de ajuda para tudo e como não tem cadeira normal e nem cadeira de banho, fica ainda mais difícil. Já caímos várias vezes no banheiro com ela e caso ela passe mal, meu marido precisa sair do serviço para nos socorrer, ela já está grande e não consegue se locomover bem", afirmou.

Fernanda ainda reforça que como a família é composta por cinco pessoas - ela, o marido, Nathalya e mais duas filhas - o dinheiro é apertado. "Estou há anos tentando ter uma cadeira de rodas para ela, já tentei de todas as formas pelo governo, mas nunca consegui. Já tentamos comprar, mas o valor é muito alto e nós temos outros gastos, como a fralda e medicamentos. Por dia, ela utiliza cerca de 7 fraldas, se tirar dinheiro para cadeira, falta em outras coisas para ela", lamenta. 

Segundo a mãe, as outras filhas sofrem com a situação. "Eu me sinto culpada, porque minhas outras filhas não são obrigadas a viver no mundo em que a gente vive, mas infelizmente tem que viver. A mais velha de 16 anos já consegue sair sozinha, mas a mais nova reclama muito que gostaria de ir ao cinema e passear com a família, ela sente como se nós a deixássemos para trás". 

O caso

A gestação de Nathalya aconteceu ainda na adolescência de Fernanda e correu normalmente durante todo o período de gravidez, mas após o nascimento, a família foi percebendo alguns sinais. Com o passar do tempo, Nathalya não conseguia se desenvolver como as demais crianças e ainda tinha convulsões, o que era desconhecido pelos pais na época.  

Atualmente, a jovem não fala, anda com muita dificuldade e é completamente dependente. De acordo com Fernanda, quando ela anda por muito tempo, passa mal e o coração acelera, além de não conseguir fazer coisas como subir ou descer degraus, pois sempre se machuca. 

Solidariedade

A história de Nathalya emocionou diversos telespectadores do Balanço Geral, inclusive, o Dr. Marcelo Dair, do Instituto Capixaba de Cirurgia e Proctologia que se sentiu tocado com a situação e presenteou a família com uma cadeira de rodas para a filha. 

Fernanda conta que a repercussão do programa foi enorme. "Muita gente não sabe da Natalya ou quem sabia sobre ela, não entendia a necessidade que a gente passa. Depois do programa, eu fiquei surpresa com a repercussão que deu, muita gente procurando saber o que ela precisava e como poderiam nos ajudar a cuidar melhor dela", comemorou. 

Praça do Povo em Santa Leopoldina

Nesta semana, a Praça do Povo também esteve em um município do interior do Espírito Santo. O local escolhido foi Santa Leopoldina, que foi castigado pelas fortes chuvas das últimas semanas. Mesmo com a trégua, 328 pessoas ainda não conseguiram retornar para suas casas. Algumas estão em casas de parentes, e outras em um abrigo no Centro da cidade. Por conta da chuva, três pessoas morreram e outras seis ficaram feridas. 



Pontos moeda