Geral

Rodoviários e empresários se reúnem novamente nesta terça para tentar acordo e evitar greve

Além disso, está prevista uma terceira rodada de negociações para quarta-feira. Segundo o Sindirodoviários, até lá foi definido que não haverá greve

Foto: Marlon Max / Folha Vitória

Uma nova reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES) e as representações patronais – GVBus (Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória) e Setpes (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo) será realizada nesta terça-feira (03). A primeira, nesta segunda, terminou sem acordo.

Além disso, está prevista uma terceira rodada de negociações para quarta-feira (04). Segundo o Sindirodoviários, até lá foi definido que não haverá greve.

O encontro desta segunda aconteceu no início da tarde, na sede da Procuradoria Regional da 17ª Região, em Vitória.

A audiência foi mediada pela procuradora do MPT, Maria de Lourdes Hora Rocha, e pelo juiz do Trabalho Luís Eduardo Couto de Casado Lima. O procurador regional do Trabalho, Levi Scatolin, também acompanhou os debates acerca da proposta com o sindicato patronal.

Estado de greve

Prevista para ser iniciada nesta segunda-feira, a paralisação do Sindirodoviários-ES foi suspensa após audiência de conciliação, na noite de sexta-feira (29), no Tribuna Regional do Trabalho (TRT-ES), em Vitória.

Até quarta-feira, mais dois encontros estão previstos entre trabalhadores e empresários para dar prosseguimento a negociações.

Nesta segunda-feira, segundo o Sindicato dos Rodoviários, as entidades patronais não apresentaram uma nova proposta. Mantendo a ideia inicial do reajuste salarial de 2,54%. Os trabalhadores pedem um reajuste de 9%. Segundo a assessoria do Sindirodoviários-ES, a greve está suspensa momentaneamente, mas o estado de greve permanece.

Audiência de conciliação

O GVBus informou na última sexta-feira (29) que o pedido oficial do Sindirodoviários está desconectado da realidade, solicitando reajuste salarial acima de 11% (índice INPC mais 9%), sendo que a inflação acumulada no período é de 2,54%, percentual proposto pelas empresas. Ou seja, "os trabalhadores pedem um reajuste 292% acima da inflação, fora outras reivindicações".

De acordo com o GVBus, outras categorias no Espírito Santo e em outros estados do Brasil já fecharam acordos de reajuste salarial abaixo de 3%.

Pontos moeda