Geral

Vitória realiza campanha para castração de 5 mil cães e gatos no início de 2020

A campanha surgiu como forma de realizar o controle populacional de cães e gatos na capital

Foto: André Sobral / PMV

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória vai realizar 5 mil castrações de cães e gatos eno início do próximo ano. Segundo a gerente de Bem-Estar Animal, Daniele Moura Benevides, nos próximos dias, a Semmam estará fazendo os últimos ajustes para a ação. A campanha surgiu como forma de realizar o controle populacional de cães e gatos na capital.

O acesso da população ao serviço de castração, especialmente os tutores de baixa renda, será facilitado e haverá uma redução na quantidade de animais abandonados ou semidomiciliados em vias públicas, contribuindo, ainda, para um maior controle de zoonoses, além de reduzir os índices de maus-tratos aos animais domésticos.

Cadastramento

Os cadastros serão realizados por meio do portal de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vitória. Para participar dessa campanha, serão necessários alguns critérios: apenas moradores de Vitória, cadastro de até três animais por residência e prioridade de acordo com a região.

As regiões 2 (Grande Santo Antônio), 4 (Grande Maruípe), 7 (Grande São Pedro), 1 (Centro), 3 (Jucutuquara) e 6 (Grande Goiabeiras) são prioritárias. Vale ressaltar que todos os 80 bairros do município de Vitória serão atendidos.

"As castrações são a continuidade das políticas públicas de bem-estar animal que estamos implementando desde 2013. A cidade e os protetores de animais merecem todo o zelo com nossos amigos de quatro patas", disse o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Pontos moeda