Geral

Afetado pela chuva, Castelo soma 1699 pessoas fora de casa

De acordo com informações da prefeitura, o rio chegou a subir cerca de seis metros, deixando alguns bairros totalmente alagados

Foto: Leito/ Whatsapp

O município de Castelo, no Sul do estado, foi um dos mais afetados pela chuva, que cai desde quarta-feira (09). Na cidade, há registros de muitos alagamentos, e alguns trechos de estradas e vias no perímetro urbano continuam interditadas. 

De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do Espírito Santo, atualizado nesta sexta-feira (11), 1699 pessoas estão fora de suas casas, sendo 1.500 desalojados e 199 desabrigados. Nas últimas 24 horas, praticamente não choveu no município e, segundo a Defesa Civil, a cota do rio está baixando.

Imagens feitas por moradores da cidade, durante a quinta-feira (10), mostram que o Rio Castelo transbordou e a água invadiu estabelecimentos e residências. De acordo com informações da prefeitura, o rio chegou a subir cerca de seis metros, deixando alguns bairros totalmente alagados, como Niterói, Esplanada e o centro do município.

Moradores relataram que a água chegou a passar por cima de uma ponte localizada na região central da cidade. Na noite desta quinta-feira, o nível do rio havia baixado um pouco, mas ainda ameaçava invadir a ponte e algumas residências das imediações.

Muitas pessoas tiveram dificuldade de acessar alguns pontos de Castelo e, para isso, uma equipe do Corpo de Bombeiros precisou utilizar um bote para fazer a travessia dos moradores em meio aos alagamentos.

De acordo com a Defesa Civil estadual, foram registradas, no município, pequenas ocorrências de quedas de árvore e deslizamento de terra na Rodovia Pedro Cola (ES-166). Além disso, o Rio Castelo atingiu a cota de emergência e transbordou nos bairros Niterói, Centro e Esplanada.

A chuva que atinge Castelo e cidades vizinhas também causou a interdição de alguns trechos de estradas. Segundo o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), a ES-379, que liga Castelo a Muniz Freire, está totalmente bloqueada por causa da chuva.


Pontos moeda