Geral

Maior parte dos estudantes testados foram assintomáticos, aponta Inquérito Escolar

O estado registrou mais 1.496 mil casos do novo coronavírus em 24 horas

Foto: EBC

O gerente Estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, e a médica infectologista da Subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde, Cristiana Costa Gomes, concedem, nesta segunda-feira (21), uma entrevista coletiva para atualizar informações sobre o enfrentamento à pandemia da covid-19 no estado.

O tema central da coletiva foi o inquérito escolar, realizado com estudantes, professores e profissionais da Educação, em 13 cidades do Espírito Santo. De acordo com a infectologista, foi utilizado um tipo de teste que minimiza a possibilidade de um falso positivo, aumentando a confiaça dos testes rápidos, via material de sangue venoso.

A margem de erro da pesquisa foi de 1,8%, bem próximo do que foi planejado, de 1,5%. O resultado mostrou que os alunos tiveram mais contato com a doença do que os professores e outros profissionais da educação, que leva em conta todos aqueles que trabalham nas escolas.

Segundo os dados do estudo, as escolas municipais tiveram maior frequência de estudantes positivados para a presença de anticorpos do que nas escolas estaduais e privadas. "Vale ressaltar que não estamos avaliando as escolas, pois quando foi feito a coleta, as unidades ainda estavam fechadas ou abertas há uma ou duas semanas. Esses anticorpos, geralmente, surgem após 14 dias. A coleta aconteceu em outubro. Quem teve a covid em junho ou julho pode não ser mais detectável", explicou a infectologista.

Outros pontos que chamaram a atenção nos resultados do inquérito foi que nos profissionais a maior frequencia de positivos foi naqueles que se autodeclararam pardos ou pretos. O uso regular de transporte coletivo foi associado com maior frequencia de positividade tanto nos estudantes, quanto nos profissionais.

Ainda de acordo com os resultados, aproximadamente 60% dos estudantes que testaram positivo foram assintomáticos. Já nos trabalhadores, o número daqueles que não tiveram sintomas foi bem menor: de 35%. "Para dar continuidade ao inquérito, o que a gente espera é a abertura das escolas, para ver como vai se comportar essa situação. O ideal, neste momento, é acompanhar a situação que está frequentando a escola, de maneira rotineira", disse a infectologista.

Acompanhe:

Números no ES

A atualização mais recente do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aponta que, em 24 horas, o Espírito Santo registrou mais 1.496 mil casos do novo coronavírus. Com isso, o total de infectados, desde o início da pandemia, chegou a 228.741 em todo o estado.

Além disso, mais 12 mortes em decorrência da doença foram registradas entre sábado e este domingo, elevando o total de óbitos por covid-19 para 4759 no Espírito Santo. Por outro lado, 209.287 pessoas já se recuperaram da covid-19 no estado.

Mapa de Risco

Entra em vigor, a partir desta segunda-feira (21), o novo Mapa de Risco do Espírito Santo, que vigora até o próximo domingo (27). Nesta semana, cinco municípios capixabas estão no risco alto para o novo coronavírus: Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Mantenópolis e Ecoporanga. Os dois últimos já estavam na mesma classificação no Mapa de Risco desta semana.

Já Afonso Cláudio, Alfredo Chaves e Vargem Alta atualmente estão no risco moderado e passarão para o alto, na semana que vem. Por outro lado, Anchieta, Domingos Martins, Ibiraçu e Marilândia fizeram o caminho oposto, passando do risco alto para o moderado. Outras 51 cidades se mantém em risco moderado e 22 municípios seguem em risco baixo para a transmissão do novo coronavírus

Pontos moeda