Geral

Brasil terá 15 milhões de doses de vacina contra covid-19 em janeiro, afirma Pazuello

O ministro ainda destacou que poucos laboratórios internacionais têm condições de atender a alta demanda do Brasil

Foto: Agência Brasil

Nesta quarta-feira (2), o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, disse que o Brasil vai receber entre janeiro e fevereiro 15 milhões de doses da vacina contra o coronavírus do laboratório AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em audiência no Congresso Nacional, Pazuello destacou que o contrato prevê com a AztraZeneca com escalonamento da produção que disponibilizará 100 milhões de doses ao país e transferência tecnológica que permitirá ao Brasil produzir no segundo semestre de 2021 mais 110 milhões a 160 milhões de doses. O valor do contrato é de R$ 1,9 bilhão.

O ministro destacou a participação do Brasil no consórcio Covax Facility no valor de R$ 2,5 bilhões que reúne dez laboratório, que pode garantir ao país mais 42 milhões de doses, totalizando mais de 300 milhões de doses de vacinas já acordadas e comercializadas.

Pazuello destacou que poucos laboratórios internacionais têm condições de atender a alta demanda do Brasil.

"São muito poucas as fabricantes que tem a quantidade de cronograma de entrega efetivo para o nosso país. "Os números são pífios", disse Pazuello. "A maioria fica com número muito pequeno para o nosso país." O ministro ressaltou que o governo só vai aplicar vacinas que forem aprovadas pela Agência de Vigilância Sanitária.

Com informações do portal R7

Pontos moeda