CORONAVÍRUS

Geral

Covid-19: quase 4 mil servidores da educação de Cariacica serão testados neste sábado

De acordo com a prefeitura, trata-se de um censo dos profissionais da área para verificar a imunidade dos servidores, por meio do teste de IgG

Foto: Divulgação

Mesmo com as aulas interrompidas desde março, devido à pandemia da covid-19, todos os servidores da Educação da rede municipal de ensino de Cariacica serão testados em relação à doença. Os testes acontecerão neste sábado (5), em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal de Educação (Seme).

De acordo com a Prefeitura de Cariacica, trata-se de um censo dos profissionais da Educação para verificar a imunidade dos servidores, por meio do teste de IgG (teste imunológico capaz de detectar o nível de anticorpos em amostra de sangue do paciente). 

“O exame é feito através de pulsão venosa (procedimento de extração de sangue da veia do paciente). Assim, vamos verificar se os servidores da Educação têm imunidade contra a covid-19”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Semus, Lesliane de Amorim.

No total, 3,9 mil servidores serão testados. Os testes serão realizados na sede da Seme, que fica localizada na Rua da Lage, 13, em Itaquari, das 8h às 17h. Para participar, basta que os servidores da Educação se dirijam até o local.

Para o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, além de demonstrar preocupação com seus servidores, o teste significa uma organização administrativa. "Sabendo quem já teve a doença, poderemos fazer o mapeamento para o quadro de servidores para o ano de 2021", destaca.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica lembra que esta será a primeira etapa do censo. “A segunda etapa será realizada, provavelmente, em fevereiro de 2021, nos alunos da rede municipal de ensino”. 

Pontos moeda