CORONAVÍRUS

Geral

Em risco alto para a covid-19, Guarapari e Linhares começam a semana com novas medidas

Por meio de nota, a Prefeitura de Guarapari informou que está sendo elaborado um novo decreto com medidas mais restritivas, conforme a nova classificação de risco do município

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Prefeitura de Linhares
Fitas zebradas foram utilizadas para isolar os espaços públicos de lazer em Linhares

Classificado pelo Mapa de Risco como um dos oito municípios capixabas no risco alto para a covid-19 nesta semana, Linhares começou a colocar em prática, nesta segunda-feira (28), algumas medidas que visam à contenção do avanço do coronavírus na cidade. Entre as medidas está a restrição do funcionamento do comércio do município e o fechamento de espaços públicos de lazer.

De acordo com a Prefeitura de Linhares, a partir desta segunda, ginásios, estádios, complexos esportivos e praças, localizados tanto na sede quanto no interior do município, estarão fechados para a população. Os espaços foram isolados por fitas zebradas, para evitar a circulação de pessoas nesses locais. Segundo a prefeitura, o fechamento é por tempo indeterminado.

Além disso, o atendimento presencial nas agências bancárias da cidade foram suspensos e os bares foram fechados, de acordo com a administração municipal. Segundo a prefeitura, as medidas estão de acordo com as determinações estabelecidas pelo governo do Estado para os municípios de risco alto.

Já o funcionamento do comércio na cidade está limitado ao horário das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e até às 13 horas, aos sábados. A medida é válida para os comércios considerados não essenciais. Supermercados, farmácias, padarias e outros estabelecimentos considerados essenciais seguem sem restrição ao horário de funcionamento.

De acordo com a portaria do governo estadual, os estabelecimentos comerciais não essenciais dos municípios de risco alto para a covid-19 podem funcionar até as 20 horas, durante a semana, e até às 16 horas, aos sábados. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras nos estabelecimentos, que também devem adotar normas para evitar a aglomeração de pessoas e disponibilizar álcool em gel para a higienização das mãos de clientes e funcionários.

Desinfecção

A Prefeitura de Linhares informou ainda que tem intensificado a desinfecção e higienização de espaços públicos, sempre das 20 às 23 horas e das 4 às 7 horas, como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.

Segundo a prefeitura, os serviços estão sendo realizados diariamente nos espaços públicos com maior circulação de pessoas, como calçadas e ruas onde estão localizadas praças públicas, unidades de saúde, farmácias, hospitais e pontos de ônibus.

Confira as medidas adotadas pela Prefeitura de Linhares:

>> Estabelecimentos comerciais: Poderão funcionar de segunda a sexta, limitado ao horário até às 18 horas. Aos sábados, o comércio poderá ficar aberto até às 13h, no município. Essas regras não valem para estabelecimentos como farmácias, padarias, supermercados, borracharias, distribuidoras de água e de gás de cozinha e comércio atacadista, que são considerados serviços essenciais e não têm o funcionamento afetado;

>> Restaurantes: Podem abrir de segunda a sexta-feira, até às 20 horas. Aos sábados até às 16 horas e trabalhar por delivery sem definição de horário. Os restaurantes localizados às margens de rodovias estaduais, excetuados aqueles em áreas urbanas, às margens de rodovias federais e em aeroportos, podem funcionar sem limite horário;

>> Bares: Funcionamento suspenso;

>> Distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência: Proibição do consumo presencial;

>> Agências bancárias: deverão ter o atendimento presencial restrito;

>> Procon: deverá ter o atendimento presencial restrito;

>> Escolas: Ficam suspensas as atividades presenciais em todos os estabelecimentos de ensino do Estado, da rede pública e privada, com exceção dos cursos livres;

>> Eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos / eventos sociais como casamentos e aniversários: Deverão ser suspensos;

>> Academias: O funcionamento deverá ser realizado exclusivamente com atendimento em horários agendados, garantindo o controle do número máximo de frequentadores concomitantes. Só ficam permitidas as atividades não aeróbicas, restritas a treinos de baixo impacto. Deve ser mantido espaçamento mínimo de 4 metros entre aparelhos/usuários e há limites de lotação de acordo com o tamanho do estabelecimento;

>> Shoppings, galerias e centros comerciais: Poderão funcionar de segunda a sexta-feira até às 20h e aos sábados até às 16h. Drive Thru (pegue e pague) e delivery (entrega em casa) são permitidos. Estabelecimentos de profissionais de saúde e academias localizados em shoppings devem se enquadrar nas regras específicas desses setores;

>> Unidades de conservação ambiental e parques: Suspensa visitação;

>> Cinemas, teatros, circos e similares: Funcionamento suspenso, exceto na modalidade Drive-in.

Guarapari

Outro município que entrou no risco alto para a covid-19 nesta semana foi Guarapari, um dos balneários do Espírito Santo mais procurados por turistas nesta época de fim de ano e no verão. Prova disso é que, mesmo com o avanço do coronavírus, as praias do município ficaram lotadas durante o feriado de Natal e também nesta segunda-feira, dia em que Guarapari oficialmente entrou no risco alto para a doença.

Foto: Lucas Henrique Pisa
Mesmo no risco alto para a covid-19, Guarapari teve dia com praias cheias nesta segunda-feira

Mesmo estando nessa classificação, Guarapari tem menos medidas restritivas do que quando estava no mesmo grau de risco, em julho. Naquela época, bares, restaurantes e similares só podiam atender até às 16 horas, de segunda a sexta-feira, e até às 15 horas, no fim de semana. Agora, no mesmo grau de risco, podem funcionar até às 22 horas, de segunda a sábado, e até às 16 horas, aos domingos.

Os estabelecimentos também não podiam comercializar bebidas alcoólicas, o que foi liberado em dezembro. Em julho, havia três barreiras sanitárias. Agora, nenhuma foi instalada. Também estava proibida a circulação de ônibus e vans de turismo. Agora a circulação, mesmo com restrições, é permitida.

Por meio de nota, a Prefeitura de Guarapari informou que está sendo elaborado um novo decreto com medidas mais restritivas, conforme a nova classificação de risco do município, para combater a disseminação da covid-19 na cidade. Segundo a administração municipal, o Comitê de Emergência em Saúde Pública se reuniu na manhã desta segunda-feira para discutir as novas medidas que deverão ser adotadas.

A prefeitura disse ainda que o município realiza o serviço de conscientização, por meio de barreiras sanitárias, voltado para vans e ônibus de turismo. Além disso, carros de som circulam pela cidade orientando a população diariamente.

Outros municípios

A reportagem do Folha Vitória também questionou às prefeituras de São Mateus, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Governador Lindenberg, Irupi e Mantenópolis, cidades que também estão no risco alto para a covid-19, sobre as medidas que esses municípios estão adotando para tentar frear o avanço do coronavírus. No entanto, até o fechamento desta matéria, não houve retorno por parte de nenhuma dessas prefeituras.

Pontos moeda