Geral

Aquaviário começa a operar no segundo semestre de 2022, diz Casagrande

O governador participou da estreia do programa De Olho no Poder com Fabi Toestes, da Rádio Pan News Vitória, e fez um balanço das obras que estão sendo realizadas no Espírito Santo

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Governo

O tão aguardado sistema aquaviário da Grande Vitória deve começar as operações a partir do segundo semestre de 2022. A afirmação é do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que fez um balanço das obras realizadas pelo Estado, durante a estreia do programa De Olho no Poder com Fabi Tostes, da Rádio Pan News Vitória.

Casagrande foi entrevistado pela jornalista e revelou, em primeira mão, que a ordem de serviço para o início das obras deve ser dada ainda neste mês de dezembro.

"Na verdade, já começou o serviço. Só não foi oficializado ainda. Já tem o canteiro de obras para montar os píeres e a empresa já está trabalhando. A entrega será no segundo semestre do ano que vem", afirmou.

O governador explicou que ainda falta a autorização da Prefeitura de Vitória para a realização das obras na capital, mas que Vila Velha e Cariacica já deram o sinal verde. "Falta licenciar Vitória, mas Vila Velha e Cariacica já vamos começar a obra", afirmou.

Leia também: 

>> Casagrande anuncia reajuste salarial para servidores do ES em 2022

>> Governo do ES autoriza início da construção de píer do aquaviário em Cariacica

>> Aquaviário: apesar do anúncio das obras, projeto ainda não tem licença ambiental

Prefeitura de Vitória diz que espera análise do próprio Estado

A reportagem questionou as prefeituras que serão impactadas pelo projeto. Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória confirmou que recebeu a solicitação para a instalação das áreas de embarque e desembarque, na Praça do Papa e no Centro. No entanto, ressalta que ainda aguarda a apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) por parte do Governo do Estado.

De acordo com a prefeitura da capital, o documento é exigido pelo Plano Diretor Urbano (PDU) do município em caso de empreendimentos enquadrados como geradores de impacto de vizinhança, como a implantação de um sistema metropolitano de transporte coletivo.

A administração municipal disse ainda que enviou ao governo estadual o Termo de Referência com as diretrizes para elaboração do EIV e que ainda aguarda o documento.

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, informou que o processo de licenciamento passou pelo Conselho Municipal de Cultura e foi aprovado. Não há pendências de liberação pelo município.

Já a Prefeitura de Cariacica não respondeu à reportagem até a publicação desta matéria.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), órgão máximo do Estado responsável por liberação de licenças ambientais, também foi procurado e disse que já emitiu a licença prévia e a licença de instalação do aquaviário.

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que já iniciou como obras de construção dos pontos de Embarque e Desembarque do aquaviário em dois dos quatro pontos (em Vila Velha e em Cariacica), que devem ser concluídos entre o final deste ano e o início de 2022.

Em relação a Vitória, a Semobi disse que pediu a reconsideração do pedido de entrega do EIV, em ofício encaminhado em outubro, levando em consideração a legislação vigente e o PDU de Vitória, visto que se trata de uma estrutura de baixo impacto, similar a um ponto de ônibus.

A secretaria aguarda a autorização para o início imediato da construção dos pontos de embarque / desembarque também em Vitória, levando em consideração a importância da reativação do modal para a região.

Leia também: Celular e tornozeleira para combater feminicídios no Estado

Estreia do programa "De Olho No Poder com Fabi Tostes"

O governador Renato Casagrande foi o primeiro entrevistado do programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes”, nesta quinta-feira (02), às 16h, na Jovem Pan News Vitória (90.5 FM).

Casagrande também falou com a colunista de política do Folha Vitória sobre o passaporte da vacina, segurança pública, investimentos em obras, projetos para o ano que vem, concursos e eleições em 2022.

O programa vai ao ar sempre às quintas-feiras, às 16h, com entrevistas exclusivas com lideranças políticas capixabas.

Pontos moeda