Geral

Vitória, Serra e Cariacica suspendem consultas eletivas: veja como funcionam as unidades de saúde

Algumas unidades também contam com reforço de médicos para atender os pacientes com síndrome respiratória

Foto: André Sobral / PMV

Diante da epidemia de gripe e, consequentemente, o aumento na procura por atendimento médico, as unidades de saúde da Grande Vitória suspenderam as consultas eletivas e ampliaram o horário de funcionamento.

Atendimento em Vitória 

Em Vitória, a secretaria suspendeu as consultas eletivas nas Unidades Básicas de Saúde, nesta quarta (29), quinta (30) e sexta-feira (31). Serão mantidos somente os atendimentos para gestantes em pré-natal.

Com a suspensão do ponto facultativo na sexta-feira (31), todas as 29 unidades de saúde funcionarão normalmente, de 7h às 17h, atendendo aos pacientes com sintomas respiratórios e as gestantes em pré-natal.

LEIA TAMBÉM: Vitória vai ampliar horário de atendimento nas unidades de saúde

Além disso, a secretaria de Saúde também contratou mais médicos e reforçou a escala nos serviços de urgência. 

A Semus lembrou que também está disponibilizando o teleatendimento, que pode ser agendado pelo telefone 156. O serviço funciona de segunda a sexta-feira.

Atendimento na Serra

A Secretaria de Saúde da Serra informou que serão suspensos, até o dia 15 de janeiro, os atendimentos e agendamentos de consultas eletivas nas Unidades Básicas e Regionais de Saúde.

A secretaria destaca que esse prazo pode ser alterado, conforme avaliação da Vigilância Epidemiológica Municipal. Reforça ainda que tem ampliado o quantitativo de médicos nas UPAs de Carapina, Castelândia e Serra Sede, como em algumas Unidades Regionais de Saúde, que também estão com horários de atendimento estendido.

Também até 15 de janeiro de 2022, os casos de síndrome gripal seguirão com reforço de mais médicos na Unidade Regional de Novo Horizonte, que estará aberta, de segunda a sexta, exceto nos feriados, até 19 horas.

LEIA TAMBÉM: Epidemia de Influenza pode durar até 2 meses no ES; segunda onda pode ocorrer em março

A Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe e Serra Dourada seguem funcionando até 21 horas, com mais médicos. Feu Rosa, que já atende até 21 horas, também continuará com reforço médico.

A partir desta quarta (29), de segunda a sexta, exceto nos feriados, as equipes de saúde que atuam nas Unidades Básicas e demais Regionais de Saúde da Serra vão concentrar seus esforços no atendimento aos pacientes com sintomas gripais.

As Unidades Básicas de Saúde ficam abertas de segunda a sexta, exceto em feriados, das 7 às 17 horas. No entanto, as equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde de José de Anchieta e Nova Carapina I atendem das 7 às 19 horas. O atendimento na Unidade Regional de Saúde de Boa Vista acontece das 7 às 17 horas. Na Unidade Regional de Saúde de Serra Sede, o serviço é das 7 às 19 horas.

Reagendamento e atendimentos mantidos

A Secretaria de Saúde da Serra salienta que serão reagendadas as consultas eletivas dos pacientes que tiverem seus atendimentos e agendamentos de consultas eletivas suspensos durante a vigência da portaria.

Serão mantidos os atendimentos dos casos em que o atendimento se constitui como essencial para garantia do bem-estar e preservação da vida do usuário como: pacientes com quadro respiratório agudo; hipertensos descompensados; portadores de diabetes descompensados; portadores de HIV/AIDS; portadores de doenças autoimunes; tratamento de sífilis; em tratamento contra a tuberculose; em tratamento contra a hanseníase; primeira consulta de puericultura; criança com quadro infeccioso ou situação de risco; consulta de exame pré-natal; triagem de neonatal (Teste do Pezinho); testagem de IST em gestante; curativos; preventivos; vacinação; laboratórios de análises clínicas; atendimentos de saúde mental; pequenas cirurgias e renovação de receitas de uso contínuo.

Atendimento em Cariacica

A Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) informou que o município vem registrando aumento de casos de síndromes gripais, o que ocasionou uma busca maior por atendimento nos serviços de saúde no município, tanto nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), quanto nos três pronto atendimentos (PAs).

Para atender a alta da demanda, a Semus está otimizando os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos PAs, com ofertas de mais médicos e consultas, a fim de reduzir o tempo de espera.

A fim de reforçar o atendimento da população acometida por síndromes gripais, Cariacica suspendeu, a partir desta quarta-feira (29), as consultas eletivas nas 30 UBS do munícipio. 

Segundo a prefeitura, as equipes irão entrar em contato com os munícipes que estavam com consultas agendadas entre até o próximo dia 14 de janeiro. Todas as consultas serão remarcadas.

Além disso qualquer pessoa com sintomas gripais como febre, dor de garganta, coriza ou tosse pode realizar testes de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7 às 16 horas. 

Também há oferta nas UBS que funcionam com horário estendido até as 19 horas: São Francisco, Santa Fé, Bela Aurora, Valparaíso, Santa Bárbara, Itaquari e Rio Marinho. Para o fim de semana e feriados, o Centro de Testagem Itaquari funciona das 8h30 às 16h.

A Semus ressalta que é importante a população continuar com o uso de máscaras, higienização das mãos com álcool gel e evitar aglomerações. Essas medidas previnem não só contra a covid-19 como também do vírus da gripe.

As unidades que tiveram horário ampliado, de 7h às 19h, são: UBS Santa Bárbara, São Francisco, Morada de Santa Fé, Bela Aurora, Rio Marinho, Valparaíso e Itaquari.

As demais são:

7 às 16h: Alto Lage, Bela Vista, Campo Verde, Cariacica-Sede, Flexal II, Itapemirim, Jardim América, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Santa Luzia, Santana, São Geraldo, São João Batista, Sotelândia e Vila Graúna.

- e tem os PAs

- PA do Trevo de Alto Lage (que abriga os PAs adulto e infantil) - 24 horas;

PA de Bela Vista - 7h às 17 horas;

PA de Nova Rosa da Penha I - 7h às 17 horas;

Atendimento em Vila Velha

No município de Vila Velha, todas as Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento estão atendendo pacientes com síndrome gripal.

Esses locais atendem tanto demanda espontânea quanto programada, depende da procura diária e do suporte de atendimento. Ao todo, 12 unidades estão com horários estendidos.  Veja quais são: 

Terra Vermelha - 22h
Araçás - 21h
Barramares - 21h
IBES - 21h
Coqueiral de Itaparica - 21h
Vila Nova - 21h
Ataíde - 19h
São Torquato - 19h
Vila Batista - 19h
Barra do Jucu - 19h
Jardim Marilândia - 19h
Jaburuna - 19h

Atendimento em Viana

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que nos últimos dias os serviços de Urgência e Emergência do município operaram no limite de sua capacidade devido ao aumento de casos de sintomas gripais, que têm se intensificado no Estado. 

Como exemplo, 180 atendimentos diários passaram para 480; ou seja, aumentou em 3 vezes o atendimento. 

A Semsa enfatiza que no feriado prolongado do Ano Novo o Pronto Atendimento de Arlindo Villaschi e a UPA de Viana-Sede funcionarão normalmente, com o quadro completo de médicos e de enfermagem, atendendo principalmente urgências.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) é realizada vacinação e testagem de todas as pessoas sintomáticas, de 08h às 15h.

A cobertura vacinal de Influenza do município é 87%. O imunizante está disponível, sem a necessidade de agendamento, a todos os cidadãos com mais de seis meses de idade, em todas as 18 UBS.

Ao contrário de outros municípios da Grande Vitória, Viana informou que as consultas eletivas estão mantidas e o atendimento em UBS estratégicas da cidade será reforçado já a partir do dia 3. São elas: Campo Verde; Marcílio I; Ipanema; Industrial; Universal; Areinha; Soteco; Jucu; Viana Sede; Marcílio II; Primavera; Morada de Betânia; Nova Betânia II e Canaã.

LEIA TAMBÉM: Seis pessoas que morreram de gripe no ES são da Grande Vitória

Pontos moeda