Geral

Réveillon 2022: saiba quais cidades capixabas cancelaram as festas de fim de ano

Diante da possibilidade de uma quarta onda de covid-19, algumas cidades do estado optarem por cancelar as festividades de fim de ano. Outras ainda estão avaliando

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor Folha Vitória

Diante da possibilidade de uma nova onda de infecções pela covid-19, especialmente após a chegada da variante Ômicron ao Brasil, as festas de fim de ano estão sendo canceladas em algumas cidades capixabas. Até o momento, quatro municípios cancelaram e seis estão avaliando a situação.

Na última quarta-feira (01), o governo do Estado divulgou uma Nota Técnica, com as orientações sobre a realização de shows, queimas de fogos e eventos durante as festas de fim de ano.

No documento, assinado e publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), ficou definido que os eventos em que seja possível fazer um controle de acesso do público devem ser priorizados. 

Quanto às festas e shows que costumam acontecer na virada de ano, as prefeituras terão autonomia para decidir se farão ou não os eventos. A orientação, no entanto, é que considerem a situação epidemiológica e cobertura vacinal do município.

Cancelamento do Réveillon 

A capital Vitória anunciou, na última terça-feira (30), que não terá queima de fogos e nem festa de Réveillon de 2022. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Lorenzo Pazolini.

Acompanhado da secretária de Saúde do município, Thais Cohen, o prefeito ressaltou que o município tem tido um bom desempenho na vacinação e, para não perder o resultado deste esforço, não terá a tradicional queima de fogos e nem as festas de fim de ano.

"Estamos tendo sucesso na vacinação, temos mais de 100% da população vacinada, 86 % dos idosos já tomaram a dose de reforço. Isso coloca Vitória quase no 'risco muito baixo'. São números extremamente expressivos que foram construídos com muito trabalho pelos nossos profissionais de saúde. Não podemos colocar esse legado em risco", frisou.

No Norte do Estado não será diferente. Na cidade de Aracruz, a prefeitura da cidade informou na quinta-feira (02) o cancelamento das programações de Réveillon e do Festival de Verão de 2022, por conta da pandemia da covid-19 e a possibilidade da nova onda da doença no Estado. A decisão foi tomada durante uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid do município.

Já o prefeito de São Mateus, Ailton Caffeu, em comum acordo com as secretarias de Turismo, Cultura, Saúde e Defesa Social, decidiu também por cancelar as comemorações do Réveillon nos balneários da cidade, mas manteve a queima de fogos.

Outro município onde as festividades foram canceladas foi Fundão. Por nota, a prefeitura do município informou que não irá realizar queima de fogos no Réveillon, com o objetivo de evitar aglomerações e evitar a propagação do vírus. 

Municípios avaliam sobre festas de fim de ano

Diante do posicionamento do governo do Estado, alguns municípios ainda estão avaliando sobre a possibilidade de realizarem a queima de fogos na virada de ano. 

Na Grande Vitória, Serra, Vila Velha e Guarapari ainda estão avaliando a situação para definir quais serão os próximos passos, e não anunciaram o cancelamento das festas. 

No Sul do Estado, os municípios de Presidente Kennedy e Anchieta destacaram que a programação de Réveillon e do Verão 2022 ainda está sendo definida e, em breve, terão uma resposta sobre o cancelamento ou não.

A prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo, informou, por nota, que a realização dos eventos vai depender do parecer das autoridades sanitárias. O objetivo é garantir o cumprimento de prazos, a articulação externa e todas as demandas pertinentes ao ciclo que compreende os eventos.

A cidade ressaltou ainda que os eventos previstos no decreto só ocorrerão caso mais de 70% da população adulta do município já tiver sido completamente imunizada com as duas doses contra a covid-19, e desde que autorizados pela secretaria municipal da Saúde.

As prefeituras de Marataízes, Itapemirim, Piúma, no Sul do Estado, e Conceição da Barra, no Norte, ainda não deram retorno sobre o posicionamento em relação às festas de final de ano em cada cidade. 


 



Pontos moeda