Geral

Vitória tem 38 pacientes com sintomas respiratórios esperando leitos e Estado admite pressão

Em Cariacica, cerca de 30% das pessoas internadas são de pacientes com quadro respiratório. Na Serra, esse percentual é ainda maior, chegando a 60%

Foto: Diego Simão/TV Vitória

A procura por atendimento médico de pessoas com sintomas gripais é grande na Região Metropolitana do Espírito Santo. Somente em Vitória, segundo a prefeitura, há 38 pacientes internados nos Pronto Atendimentos do município, aguardando transferência por meio da Central de Vagas do governo do Estado.

A Secretaria de Saúde da Capital informou, por meio de nota, que de 0h as 18h desta terça-feira (28), foram realizados 344 atendimentos no PA de São Pedro e 373 no PA da Praia do Suá.

No último domingo, o PA de São Pedro registrou recorde no número de atendimentos realizados. Ao todo, segundo a secretária, foram 730 pessoas atendidas no Pronto Atendimento. 

O número é quase o dobro do registrado em abril, momento crítico da pandemia. Na ocasião, foram realizados, em média, 400 atendimentos por semana. 

Ainda na nota, a Secretaria de Saúde de Vitória ressalta que o fluxo de pessoas buscando a rede municipal com sintomas respiratórios continua aumentando. Segundo a Semus, as escalas médicas estão completas e reforçadas para garantir o atendimento ao cidadão.

Foto: Leitor Folha Vitória / Whatsapp
Procura nos PAs da Grande Vitória tem sido alta nos últimos dias

A secretaria também orienta que os pacientes com sintomas gripais leves, como tosse, dor de garganta, dor de cabeça e febre baixa, devem buscar atendimento nas unidades de saúde, que suspenderam as consultas eletivas para priorizar o atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios de baixa gravidade. Elas também irão funcionar na próxima sexta (31), até as 17 horas.

Já a Secretaria de Saúde de Cariacica destacou que a média de pacientes internados aumentou 20% em dezembro. Cerca de 30% das pessoas internadas, segundo o município, são de pacientes com quadro respiratório.

E em Vila Velha, os pacientes que estão nos PAs têm aguardado, nos últimos dias, uma média de 24 horas para serem transferidos para a rede estadual, de acordo com a prefeitura. Segundo a Secretaria de Saúde do município, cerca de 60% dos pacientes são de síndrome respiratória.

Sesa afirma não ter escassez de leitos, mas admite pressão na demanda

Diante dessa situação, a reportagem do jornal online Folha Vitória procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), questionando sobre quantas pessoas aguardam vagas para serem internadas nos hospitais do Estado.

Por meio de nota, a Sesa não informou quantas pessoas atualmente estão na fila por leitos na rede de saúde estadual e disse que não possui escassez de leitos para atender pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Foto: Matheus Brum / TV Vitória
Sesa admitiu que existe, no Espírito Santo, uma pressão na demanda por leito de isolamento

Entretanto, admitiu que existe uma pressão na demanda por leito de isolamento, em que o paciente necessita estar, até a confirmação do diagnóstico, separado de outros pacientes suspeitos.

"A rede hospitalar estadual se prepara para esse cenário e está providenciando leitos de isolamento para atender a todos os pacientes, tanto na rede própria quanto na rede complementar", informou a Sesa.

A Secretaria da Saúde afirmou ainda que está realizando a compra de testes rápidos de Influenza para a melhora do fluxo assistencial de pacientes. Segundo a pasta, os testes serão disponibilizados para a rede de urgência e emergência pré-hospitalar e para os hospitais fazerem o adequado manejo dos pacientes acometidos pela covid-19.

"A Sesa orienta a população que busque a vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza, bem como façam o teste da Covid-19 ao sinal de qualquer sintoma respiratório, pois há uma expectativa de aumento dos casos de Covid-19 ao longo das próximas semanas por conta da transição para o predomínio da variante Ômicron", finaliza.

Vitória, Serra e Cariacica suspendem consultas eletivas

Diante da epidemia de gripe e, consequentemente, o aumento na procura por atendimento médico, as unidades de saúde da Grande Vitória suspenderam as consultas eletivas e ampliaram o horário de funcionamento.

Em Vitória, a secretaria suspendeu as consultas eletivas nas Unidades Básicas de Saúde, nesta quarta (29), quinta (30) e sexta-feira (31). Serão mantidos somente os atendimentos para gestantes em pré-natal.

Foto: André Sobral / PMV
Consultas eletivas foram suspensas em alguns municípios capixabas para os próximos dias

Com a suspensão do ponto facultativo na sexta-feira, todas as 29 unidades de saúde funcionarão normalmente, de 7h às 17h, atendendo aos pacientes com sintomas respiratórios, além das gestantes em pré-natal.

A Secretaria de Saúde da Serra informou que serão suspensos, até o dia 15 de janeiro, os atendimentos e agendamentos de consultas eletivas nas Unidades Básicas e Regionais de Saúde. A secretaria destaca que esse prazo pode ser alterado, conforme avaliação da Vigilância Epidemiológica Municipal. 

Reforça ainda que tem ampliado o quantitativo de médicos nas UPAs de Carapina, Castelândia e Serra Sede, como em algumas Unidades Regionais de Saúde, que também estão com horários de atendimento estendido.

Já a Prefeitura de Cariacica informou que, a fim de reforçar o atendimento da população acometida por síndromes gripais, suspendeu, a partir desta quarta-feira, as consultas eletivas nas 30 UBS do município.

Segundo a prefeitura, as equipes irão entrar em contato com os munícipes que estavam com consultas agendadas entre até o próximo dia 14 de janeiro. Todas as consultas serão remarcadas.

Além disso qualquer pessoa com sintomas gripais como febre, dor de garganta, coriza ou tosse pode realizar testes de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7 às 16 horas. 

Seis pessoas morreram de gripe no ES 

O vírus Influenza, causador da gripe, foi responsável pela morte de seis pessoas nas últimas semanas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na noite desta terça-feira (28).

Entre as vítimas, uma tinha mais de 90 anos de idade, uma tinha de 80 a 89, três eram da faixa etária de 70 a 79 anos e outra tinha entre 40 e 49 anos. Ainda de acordo com a Sesa, entre as vítimas, três moravam em Cariacica, duas em Vitória e uma na Serra. 

Os exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) indicam a predominância do subtipo H3N2 da Influenza A. No entanto, segundo a Sesa, ainda não há confirmação sobre a circulação da variante Darwin em território capixaba.

A Secretaria da Saúde ainda aguarda resultados de sequenciamentos genéticos de amostras encaminhados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para saber se essa cepa já está presente no estado.

LEIA TAMBÉM:
>> Epidemia de Influenza pode durar até 2 meses no ES; segunda onda pode ocorrer em março
>> Vitória vai ampliar horário de atendimento nas unidades de saúde
>> Gripe e covid: veja como reduzir riscos para não ficar doente
>> Gripe no ES: pacientes reclamam de filas e demora no atendimento nos PAs da Grande Vitória

Pontos moeda