Geral

Nuvem baixa ou neblina? Fenômeno encobre cidades da Grande Vitória e chama atenção

Diversos moradores ficaram curiosos e fizeram seus registros sobre um fenômeno encobrindo Vila Velha e Vitória

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Fabiano Mazzini

Uma cena inusitada foi registrada por capixabas na tarde desta quinta-feira (8). Diversos moradores ficaram curiosos com uma neblina encobrindo o Espírito Santo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo o professor universitário Fabiano Mazzini, que fez uma foto por volta das 13h30 na Praia da Costa, em Vila Velha, o fenômeno era semelhante a uma nuvem muito baixa.

"Mas não fez cair a temperatura. Talvez seja uma inversão atmosférica motivada pela entrada de uma massa de ar", disse.

Veja vídeos:

Veja outros registros:

Juliano Miranda
Fabiano Mazzini
Nicolas Krohling
Fabiano Mazzini
Juliano Miranda
Fabiano Mazzini

Entenda o que provocou fenômeno

A névoa úmida que se formou, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é resultado do aumento da umidade associada à circulação dos ventos fracos, nos níveis baixos da troposfera sobre o mar, na altura do Rio de Janeiro e litoral sul capixaba.

"O vento fraco de sudeste, perpendicular à costa sul do estado, convergiu sobre as baixadas da Região Sul e da Grande Vitória, onde havia calmaria, formando uma camada de nuvens baixas ao fazer com que a parcela de ar saturasse ao ser forçada a subir pelas serras que se encontram ao redor destas regiões (Região Serrana). A camada de nuvens terminou encobrindo os pontos mais elevados destas regiões (Sul e Grande Vitória)", explicou o Incaper. 

Ainda de acordo com o Incaper, dados de radiossondagem confirmaram camadas da troposfera com inversão térmica, inclusive perto da superfície. Névoa úmida (visibilidade de até 1000 m) e nevoeiro (menos de 1000 m de visibilidade) estão ligados às inversões térmicas, que são camadas da troposfera onde a temperatura aumenta com a altura, ao invés de diminuir, que seria o normal. Muitas vezes, estas camadas de inversão aprisionam ar úmido logo abaixo delas, facilitando a formação de nevoeiros.

*Texto da estagiária Ana Paula Brito Vieira, sob supervisão da editora-adjunta Laís Magesky

Pontos moeda