Geral

VÍDEO | Professora que levou 7 tiros em ataque em Aracruz recebe alta e deixa hospital

A professora Sandra Guimarães, baleada durante o ataque às escolas em Aracruz, recebeu alta médica no início da tarde desta sexta-feira (02)

Matheus Moraes

Ao som de aplausos e em clima de festa, a professora Sandra Guimarães deixou o hospital em que estava internada há uma semana, desde os ataques realizados em duas escolas de Aracruz, no Norte do Espírito Santo. 

Sandra é uma das vítimas da tragédia, que terminou com a morte de quatro pessoas, sendo três professoras e uma adolescente.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A professora recebeu alta médica no início da tarde desta sexta-feira (02). A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde. 

Foto: Divulgação/ Sesa

Em um vídeo, Sandra compartilha a boa notícia e agradece os esforços de toda a equipe que a atendeu durante a internação. Veja o depoimento:

Sandra estava internada no Hospital Estadual de Urgência e Emergência desde a última sexta-feira (25), quando ocorreu os ataques. Ela foi atingida por sete disparos dentro de uma escola pública em que dava aula, no bairro Coqueiral de Aracruz.

Professora vítima de ataque toca violão em hospital

Antes de receber alta, a professora Sandra Guimarães soltou a voz e comemorou a recuperação com música. Ainda no hospital, ela tocou o violão. Assista: 

Quatro pessoas continuam internadas

Ainda de acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), quatro vítimas continuam internadas. Uma mulher, de 51 anos, está estável na enfermaria do Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra.

No mesmo local, outra mulher, de 37 anos, está entubada na UTI. O estado de saúde dela, de acordo com a Sesa, é grave. 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Professora baleada em toca violão hospital

Uma adolescente, de 14 anos, também está internada na UTI do Hospital Estadual Nossa Senhora da Glória, em Vitória. Segundo a Sesa, ela já foi extubada e quadro de saúde é estável. 

Um menino, de 11 anos, também está estável. Ele está internado na enfermaria do hospital na Capital.

Tragédia em escolas de Aracruz deixou quatro mortos

Duas escolas de Aracruz foram alvos de ataques na manhã de sexta-feira (25). Duas professoras e uma adolescente morreram no local. Outra professora não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital no sábado (26).

Foto: Divulgação | Montagem FV

O crime aconteceu pela manhã. O primeiro alvo do atirador foi a Escola da Rede Estadual Primo Bitti. Em seguida, ele foi para uma escola particular, o Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC).

Foto: Reprodução | Câmera de Videomonitoramento

Os ataques foram realizados por um adolescente, de 16 anos, armado com uma pistola .40, pertence a um tenente, pai do jovem, e um revólver 38, arma particular do policial militar. O jovem foi apreendido na tarde de sexta-feira (25).

O adolescente, que confessou o crime, não terá o nome divulgado por ser menor de idade. No momento do ataque, ele usava roupa camuflada, uma máscara de caveira e um bracelete com o símbolo nazista.

O suspeito chegou ao local a bordo de carro no modelo Renault Duster, cor dourada e com as placas cobertas. O veículo foi fundamental para ajudar na identificação do jovem.

Atirador é ex-aluno de escola e planejou ataque por dois anos

O adolescente de 16 anos, apontado como autor dos ataques que ocorreram em duas escolas de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, era ex-aluno de uma das unidades alvo do ataque.

A informação foi divulgada pelo governador do Estado durante uma coletiva de imprensa realizada após a prisão do jovem. Segundo Renato Casagrande, o adolescente, teria planejado o crime nos últimos dois anos e escolheu a sexta-feira, 25 de novembro, para colocá-lo em prática.

LEIA TAMBÉM: Após ataque, adolescente almoçou com os pais e "se fez de desentendido", diz polícia

Pai de adolescente é afastado e investigado na PM 

O pai do adolescente que invadiu duas escolas em Aracruz foi afastado das funções operacionais da Polícia Militar. A corporação também instaurou um inquérito para apurar a facilidade em que ele teve acesso às armas do pai. O policial militar, pai do garoto, irá atuar apenas em atividades administrativas durante as investigações.

O adolescente de 16 anos, segundo a polícia, confessou o crime. Em depoimento à Polícia Civil, o jovem disse que aproveitava para manusear as armas do pai, que é da Polícia Militar, sempre que ficava sozinho em casa. Segundo o adolescente, antes que os pais retornassem, ele colocava as armas no mesmo lugar para que o pai não desconfiasse.

Ano letivo será encerrado de forma não presencial em escolas invadidas em Aracruz

Após ataques realizados em duas escolas de Coqueiral de Aracruz, sendo uma pública e outra particular, a Secretaria do Estado da Educação (Sedu) divulgou, nesta sexta-feira (02), que os alunos da escola estadual vão encerrar o ano letivo por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).

A decisão foi tomada após encontros com representantes dos professores, alunos, pais e comunidade escolar da unidade de ensino, e leva em consideração o fato de que todos ainda estão abalados com o ocorrido e, portanto, sem condições de retornar ao local para exercer a atividade.

VEJA OUTRAS REPORTAGENS SOBRE O CASO:

>> Mãe escreve carta emocionante após morte de filha em Aracruz: "Nunca verei do que ela seria capaz"

>> Pai de atirador em escolas: "Meu filho cometeu algo terrível"

>> Adolescente não demonstrou arrependimento após ataques com mortes em escolas, diz polícia

Pontos moeda