Geral

Bombeiros dão dicas de como evitar afogamentos no verão no Estado

A tenente Gabriela Andrade de Carvalho destacou que em qualquer ambiente com água é importante que as pessoas fiquem próximas dos postos de guarda-vidas

o Corpo de Bombeiros utiliza quadriciclos, jet skis e embarcações nos salvamentos Foto: Divulgação/Governo

O período mais quente do ano também é o mais animado. Mas toda a alegria e diversão dessa época pode terminar em tragédia. Com a chegada do verão, o movimento nas praias, rios e lagoas do Estado aumenta. Basta apenas um descuido para alguém se afogar. Por isso, o Corpo de Bombeiros faz um alerta à população e dá algumas dicas para evitar afogamentos.

A tenente Gabriela Andrade de Carvalho destacou que em qualquer ambiente com água, seja praia, rio ou lagoa, é importante que as pessoas fiquem próximas dos postos de guarda-vidas para que haja uma supervisão desse profissional. Obedecer as orientações das placas de sinalização também é essencial. “Outra dica é não ingerir bebida alcoólica antes de entrar na água. Essa é uma mistura muito perigosa que pode custar o bem mais precioso que temos: a vida”.

O cuidado com as crianças também deve ser redobrado. “Pela curiosidade natural da criança o risco de perigos na água aumenta. Os pais não devem confiar em boias ou coletes de ar que são facilmente corrompidos, ou seja, podem furar com facilidade. É recomendado o uso de boias e coletes de espuma, jamais materiais infláveis, e que a criança fique sempre com a supervisão de adultos”.

De acordo com a militar, o índice de afogamentos registrados no Estado é maior em água doce. “Na lagoa, no rio ou na cachoeira a água é aparentemente mais tranquila. As pessoas se enganam com isso e acabam se descuidando, tendo mais chance de serem levadas para o fundo. Por isso recomendamos que o banhista nade sempre em paralelo com a margem, nunca para o fundo”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros também alerta para mergulhos arriscados, pois podem gerar fraturas leves, graves e até a morte. Em cachoeiras e rios a população precisa de mais precaução, nesses locais o relevo muda constantemente por conta das chuvas.

Para prevenir afogamentos no Estado, o Corpo de Bombeiros utiliza quadriciclos, jet skis e embarcações para realizar atividades de salvamento marítimo em todo balneário neste verão. A ação acontece em parceria com os municípios.

Dicas para evitar acidentes em água:

·  Evitar nadar sozinho;
·  Não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água;
·  Não mergulhar após lanches e refeições;
·  Não se afastar da margem;
·  Não saltar de locais elevados para dentro da água;
·  Não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;
·  Prefira lançar objetos flutuantes (bolas, boias, isopores, madeiras, pranchas e outros) ou então corda para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;
·  Não deixar crianças sozinhas, sem a presença de um adulto responsável;
·  Identificar nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;
·  Olhar a sinalização do local, pois a mesma indicará se o local é próprio para banho ou não;
·  Evitar brincadeiras de mau gosto como os conhecidos "caldos";
·  Evitar navegar com carga em excesso;
·  Prestar atenção na água; muitas vezes a observação é suficiente para perceber alterações que levam a concluir que está poluída ou é perigosa para banho;
·  Tomar cuidado em caminhar sobre as superfícies rochosas, pois podem estar escorregadias e a pessoa pode cair e/ou se cortar;
·  Somente conduza embarcações se for habilitado e longe dos banhistas;
·  Instruir a criança do perigo existente em entrar em águas mais profundas ou ficar só;
·  Evitar brincadeiras fingindo que está se afogando, pois além de perturbar a paz pública, havendo um afogamento verdadeiro as pessoas podem não dar importância pensado em se tratar de outra brincadeira de mau gosto.
·  A qualquer problema ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros -190 - para orientações e auxilio à vítima.

Pontos moeda